quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O novo Jacaré Bilé


A história é a mesma, o cenário é o mesmo, os personagens são os mesmos, o cenário e as situações também, mas O Jacaré Bilé tem agora uma novidade: é um livro- cd com canções que fiz para o jacaré insone, morador de um açude no sertão do Ceará, que persegue a lua sonhando com uma tapioca gigante! A nova edição acaba de sair do forno, o cd  tem duas canções em versões cantadas e instumentais: um baião e uma embolada. Bilé agora pode ser lido, visto e ouvido!

                                O livro agora vem com o cd e traz um pouco da riqueza da cultura nordestina nos ritmos e nos arranjos musicais, cuidadosamente trabalhados por Orlando Neto, meu parceiro na Arte e na vida!
" Bilé, bilé, bilé, que jacará mané... Bilé bilé bilé, de dia nunca está de pé. Bilé, bilé, bilé só ele bota fé, que a luaaaaaa, tapioca é!"
 O baião é quase um hit entre a meninada, mas o cd traz ainda uma embolada, um desafio entre o coelho e o jacaré, no disco tive a honra de ter músicos de primeiríssima, amigos queridos que dividiram comigo a alegria de dar ritmo e melodia para o Bilé: Paulo André Tavares, nos violões; Osavaldo Amorim, no baixo; Léo Barbosa, na percussão, Juninho, nas sanfonas, Sérgio Morais, nas flautas e o escritor, músico e roedor de livros, Tino Freitas fazendo a voz do bilé na embolada!
 A Editora Biruta não deixou por menos, além da nova contracapa e do envelope do cd, fez o livro crescer duas páginas para abrigar as letras das músicas e...


Um pouco da história da história e das pesquisas todas que fiz para encontrar no meio de tanta referência bacana, de tantos ritmos e sonoridades o rumo que queria que a trilha sonora do Bilé seguisse! Estou feliz, muito feliz e já pensando em um lançamento festivo com muita tapioca, é claro!
Obrigada a todos que embarcaram comigo nesta viagem e que mergulharam na festa que é o Nordeste e no açude do Bilé!

2 comentários:

Valquíria Theodoro disse...

Parabéns Alessandra, seu trabalho encanta crianças e adultos. Vou correndo comprar o meu!!! Para curtir com os meninos, claro!
Boa Sorte,

Valquíria (Brasília Divertida)

Andrea disse...

Alessandra conheci o seu trabalho no encontro promovido pela EAPE e Iris com o Leó Cunha. Adorei o Jacaré Bilé, melhor ainda com o cd musicado por você. Vou adquirir.
Parabéns pelo trabalho!