sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Muitas leituras!

Tenho flagrado belos momentos de leitura em casa; Bia, de ouvinte e co-autora de minhas histórias passou há algum tempo a experimentar também as leituras partilhadas. Luiza usufrui destes momentos de puro afeto desde a barriga. Bia e Felipe disputavam no par ou ímpar, todos os dias, durante os nove meses de minha gravidez, quem seria o responsável pela história da barriga. O escolhido selecionava livros, inventava narrativas e muitas vezes, terminávamos a sessão cantando e rindo juntos, com Orlando também por perto. Família reunida em torno da palavra: lida, ouvida, falada, cantada e calada! 

Luiza desembarcou na vida plena de histórias e agora escolhe toda noite, além do livro que deseja "ler", o mediador do dia. Neste flagra, já na cama, antes de dormir, Bia foi a escolhida para mediar a história de ninar: The very Hunter Caterpilliar, de Eric Carle, na edição comemorativa do 40º aniversário da obra, um Pop- up em inglês, quando ainda não havia a tradução. No Brasil o livro chegou ano passado com o título A lagartinha muito comilona, pela Kalandraca da Espanha, representada aqui pela editora Callis. 

 As duas contaram e vivenciaram com a festa dos sentidos todos as aventuras da lagartinha gulosa e faminta que sai devorando tudo o que encontra pela frente! A brincadeira de tranformar os dedos em lagarta e percorrer o caminho da personagem do livro durou quase meia hora!

 Por vezes, a pequena dispensa a mediação e se entrega solitária ao diálogo com os livros. Em: Telefone sem fio de Ilam Brenman, com ilustrações de Renato Moricone, da Companhia das Letrinhas, mais gratificante que vê-la entregue às páginas do livrão, foi ouvir a história que ela, mesmo de chupeta na boca lia em voz alta: "Palhaço segredo, rei. Rei segredo ferro ( uma armadura). Ferro segredo mar ( um escafandrista antigo) e assim por diante! Delícia foi ver que em uma das páginas diante da ilustração de uma senhora muito fina e arrumada, Luiza disparou: turista segredo perua e terminou sua leitura revelando o grande segredo da história na sua interpretação: o segredo é...
... o segredo é... Claro que eu não vou contar e estragar a surpresa do livro, mas dentro do clima todo Luiza nos revelou não só uma bela percepção da história, como também um segredo muito especial: o de que ama os livros e a leitura!

2 comentários:

Viviane disse...

A famila inteira talentosa!!!!E apaixonados pela cultura!!!Lindos amo todos!!bjs

Alessandra Roscoe disse...

Também amamos você, Vivi!