quarta-feira, 14 de abril de 2010

Diretor de Livro e Leitura do MinC manifesta apoio à Campanha Por mais livro e leitura na programação das TVs abertas!

Desde o início da Campanha Por mais livro e leitura na programação das TVs abertas, em novembro do ano passado, a Diretoria de Livro , Leitura e Literatura do Ministério da Cultura vem ajudando a divulgar a iniciativa. Agora, o titular da pasta, Fabiano dos Santos, decidiu apoiar pessoalmente a nossa ideia e mandou um depoimento para ser anexado à Carta que será entregue à Diretoria da Abert.
Assim como Fabiano, várias pessoas e entidades já formalizaram o apoio e ainda há tempo para quem quiser fazer parte da Campanha. Seja em forma de depoimento aqui no blogue ou encaminhando a declaração para o e-mail: alessandraroscoe@uol.com.br,  você também pode participar e contribuir para que o Brasil com a ajuda dos meios de Comunicação e, principalmente, da Televisão seja cada vez mais um país de Leitores
Abaixo, o depoiemnto do Fabiano dos Santos e à direita, permanentemente  no blogue, a Carta da Camapnha.

"Acreditamos no poder humanizador da literatura. Sabemos que a leitura torna os sujeitos mais sensíveis, tolerantes, democráticos e livres. Embora escritores, intelectuais, professores, editores, ONGs, entidades privadas e públicas, bem como livreiros travem uma cruzada pela sua difusão, os índices de leitura literária no Brasil ainda são insignificantes. É urgente que o país se transforme num país de leitores para que nossos horizontes civilizatórios se ampliem. Observamos que a TV, cada vez mais, é capaz de influenciar atitudes, mudar comportamentos e mobilizar as pessoas em prol de determinadas idéias. Um exemplo disso é que um capítulo de novela, que se passava na Pinacoteca de São Paulo, foi suficiente para levar multidões a visitar uma exposição de arte de Rodin. Por isso, é importante que no cotidiano da TV seja inserida a relação com o livro. Escolher, trocar, indicar, comprar, presentear, conviver com livros e comentar livros deve fazer parte do mundo imaginário criado pelas novelas e pelos programas de entretenimento da TV, assim como faz parte do universo real das pessoas leitoras. Um pequeno esforço, uma pequena iniciativa, pode gerar um efeito benéfico imensurável à sociedade. Desse modo, com certeza teremos um mundo melhor. Estamos certos de que a TV brasileira vai aderir a essa campanha mais que oportuna e justa."

Fabiano dos Santos Piúba
Diretor de Livro, Leitura e Literatura da SAI/MinC

2 comentários:

Ana Cristina Melo disse...

Alessandra,
nossa, que prazer foi ler a carta e o apoio do Minc a essa iniciativa. Venho há tanto tempo tocando nesse ponto, apresentando esse desejo de que a mídia dê espaço aos livros, principalmente à literatura nacional.
Repare que o cinema brasileiro ganhou força nos últimos anos. Atualmente vivo afastada da tevê, por excesso de trabalho, mas já assisti a muitos capítulos de novelas em que era feita uma propaganda direta a alguma filme nacional, em cartaz.
Há algum tempo, tento fazer a minha parte, divulgando (vide o trabalho no Sobrecapa), falando dos nossos autores. Mas, realmente, falta atingir a grande população, principalmente aquela que já lê, mas lê o que sai na lista de mais vendidos, recheada de estrangeiros. Por isso publico no Sobrecapa uma lista dos mais vendidos exclusiva da literatura nacional. Uma iniciativa que sobrevive aos trancos.

Deixo abertamente aqui o meu apoio à campanha.

Diga-me o que posso fazer para ajudar. Posso divulgar a carta no meu blog de notícias literárias?

Beijão
Ana Cristina Melo
www.sobrecapa.com.br

Alessandra Roscoe disse...

Ana,
Obrigada por seu apoio! É claro que pode divulgar a Carta, a divulgação não deixa de ser uma grande forma de fazer com que a iniciativa ganhe força. . Seu comentário será anexado ao documento e se precisar de mais detalhes é só entrar em contato.
Muito obrigada!