segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Campanha Por mais livro... No blog do Pró-Leitura!

Está lá, no blog do Pró-Leitura! http://blogs.cultura.gov.br/pro-leitura/

Livro e leitura ganham TV como aliada

A indignação de ver desprezado um grande meio de incentivo à leitura como a TV fez com que a jornalista e escritora Alessandra Pontes Roscoe iniciasse uma campanha pública por mais livro e leitura na programação das TVs abertas. Responsável pelo blog: http://contoscantoseencantos.blogspot.com , ela já conseguiu mobilizar escritores, ilustradores, editores, livreiros, entidades ligadas ao livro, artistas e jornalistas, na tentativa de incluir a leitura também nas novelas e programas televisivos.

A ideia é aproveitar a enorme audiência da TV e seu grande poder de influenciar comportamentos para mostrar que o livro pode transformar realidades. Sugestões estão sendo recolhidas para a elaboração de um documento que será entregue à direção das emissoras e à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV – ABERT. A campanha pede espaço na TV para que pessoas apareçam lendo, falando de livros, presenteando outras pessoas com livros. Nas novelas, fazer com que personagens incluam a literatura em seus repertórios de atividades.

Em um país não-leitor como o Brasil, a força da mídia pode ser utilizada em todo o seu potencial para também formar leitores e incentivar o hábito da leitura. Desde o dia 18 de novembro a campanha tenta buscar mais apoios e reunir sugestões para o documento. Quem quiser participar pode acessar o blog: http://contoscantoseencantos.blogspot.com e deixar comentários, sugestões e, claro, ajudar a divulgar a iniciativa. Alessandra Roscoe trabalhou por vários anos como repórter na TV, hoje é colaboradora de uma revista de circulação nacional e, com cinco livros publicados, dedica-se à Literatura Infanto-Juvenil. Recentemente participou do programa “Inclusão” da TV Senado, falando sobre a importância da leitura na primeira infância.

(Texto: MDM)


--------------------------------------------------------------------------------

Data: 7 de dezembro de 2009

Autor: marcosalexandremdm

Categorias: notícias

Tags: campanha pública, incentivo à leitura, Livro leitura literatura tv campanha

4 comentários:

Sérgio Miguez disse...

Bacana a iniciativa! Vamos divulgar a ideia da campanha junto as TVs para inclusão de livros e gente lendo na programação. Estou colocando a semente no twitter @sergiomiguez
Depois encontraremos outras maneiras de difundir a campanha!
Parabéns Alessandra.

Abraço,
Sérgio Miguez

Marilia Pirillo disse...

Não almejamos que leitura vire moda, almejamos que ela entre na alma das pessoas e desperte tudo o que só a boa literatura é capaz de despertar. Não queremos dar o peixe, queremos ensinar a pescar. Queremos despertar o interesse, provocar a curiosidade, queremos aproximar as pessoas dos livros. E como muitas vezes uma imagem vale mais que mil palavras, queremos usar a imagem exibida através do meio de comunicação mais popular do nosso país para "desabrochar" leitores em todos os cantos desse Brasil.

Alessandra Roscoe disse...

Sérgio e Marília,
Espero espalhar a semente por todo canto!
Obrigada pelo apoio de vocês!
beijos...

Rokatia Kleania disse...

Alessandra, parabéns pela iniciativa. Achei fantástica a ideia. Tomei conhecimento da sua campanha através do blog de um amigo e logo vim aqui conferir de perto. Grande iniciativa que apoio com prazer. Sou uma professora apaixonada pela leitura que almeja ver seus jovens alunos sentindo o mesmo prazer que sinto cada vez que abro um bom livro.
Abraço!