sábado, 25 de julho de 2009

Dia do Escritor, semana do Amigo e palavras que enchem o coração e a alma!

Hoje, 25/07 é o dia do escritor e mais do que parabenizar todos os amigos queridos que fazer do ofício de escrever sonho e profissão, quero dividir aqui a imensa alegria de ter encontrado no mundo do livro tantas histórias e emoções. Hoje, simbolicamente ,encerra-se também a semana da amigo, por conta do Dia Internacional da Amizade, comemorado no dia 20/07. Claro que amigo não precisa de dia especial pra ser celebrado, mas a data não deixa de ser um motivo a mais para externar o orgulho que temos de cultivar amigos. Eu já teria motivos de sobra pra homenagear hoje, dia do escritor, um amigo querido, exemplo de sensibilidade e profissional da palavra: Jonas Ribeiro, escritor, semeador de sonhos e encantador de palavras! O fato é que além de todos os motivos, pelo que Jonas é e faz, ontem ganhei mais um: o presente vindo dele, chegou com carimbo do correio e um sopro de imensidão! Já falei diversas vezes aqui sobre a minha paixão por cartas, mesmo em tempos de internet e e-mails, ainda escrevo muitas cartas e, emocionada com um e-mail que Jonas mandou-me resolvi responder por carta... Escrevi ao Jonas e ele, decidiu responder no dia do amigo. Ontem me chega em casa um lindo envelope personalizado, com selinho também personalizado, uma carta e um livro de presente que fala sobre cartas! Foi uma felicidade tão intensa que acho impossível traduzir. Fiquei alguns minutos abraçada ao envelope, sentindo o perfume gostoso dessa nossa amizade tão especial! Bem, Jonas Ribeiro foi o escolhido, no dia do escritor, para homenagear todos os escritores! Com mais de 70 livros publicados, ele é um andarilho sonhador que percorre este nosso Brasil festejando o livro, a leitura e as histórias. Com seu jeito simples e cativante, virou também pescador e não de peixes, mas de leitores. Por onde passa com seus baús e seu jeito de moleque enche a rede de novos apaixonados pelos livros e faz girar a grande roda das histórias. É um exemplo pra todos nós.
Jonas, é inspiração, é infância traduzida em gostusura, é magia de quem brinca com a palavra e leva muito a sério toda a sua brincadeira, é aconchego de casa de vó, de cafuné de amigo, de abraço apertado! Ontem senti o abraço vindo lá de Embu-Guaçu! Abraço envelopado e selado que o carteiro veio trazer todo contente avisando," não é multa, não! É carta mesmo, daquelas de antigamente!" Que delícia, não é? Vai ver, ele também ficou orgulhoso, afinal é carteiro, tem mais é que entregar carta todo dia.
Este foi o livro que veio com a carta e trouxe, além da bela história de um filho que resolve escrever cartas e soprá-las diretamente para o coração do pai, fazendo voarem as palavras e os sentimentos, um mar que se derramou de meus olhos... Ainda estou emocionada com a surpresa do meu amigo. Palavra de filho é lindo e ganhou nos traços do Flávio Fargas a perfeita tradução de uma história carregada de beleza. João e o pai não conseguiam falar muito um com o outro, mas descobriram nas cartas uma forma de vencer medos e angústias. As cartas do filho não eram entregues ao pai, mas assim que eram sopradas, magicamente as palavras tocavam o coração do pai que resolve também escrever ao filho. Segunda-feira falarei mais do livro na dica de leitura. É que ainda estou sorvendo cada palavra, cada ilustração e até os segredos que se escondem nas entrelinhas!

Um comentário:

Fátima Campilho disse...

Parabéns para você e para o Jonas também pelo dia do escritor. Ontem fiz anos e não tive tempo de visitar os blogs dos ecritores queridos.
Beijinhos