segunda-feira, 4 de maio de 2009

Dica de Leitura

A dica de leitura de hoje traz dois livros muito divertidos da Panda Books, editora que também apoiou com a doação de livros o primeiro Concurso Cultural Contos, cantos e encantos em homenagem à Tatiana Belinky. A Panda tem investido em histórias incomuns e, principalmente, no catálogo infantil, tem dado espaço ao bom-humor. Não são poucos os títulos que fazem o leitor descobrir, além do prazer de ler, o prazer de rir muito e de se divertir pra valer a cada página virada. Escolhi dois livros que estão entre os lançamentos da editora só pra dar o exemplo, vejam só que legal!

O biólogo e consultor do Zoo de São Paulo, Guilherme Domenichelli, era uma criança muito curiosa, principalmente quando se tratava do reino animal. Aos nove anos ele andava por toda parte levando seu kit de exploração, com faca, binóculos e uma lupa, que ganhou de seu pai, anotando em um caderninho tudo o que descobria sobre a bicharada. Guilherme cresceu, junto com sua paixão pelos animais, mas o caderninho agora é diferente. Em vez de anotar suas dúvidas, ele passou a anotar as perguntas que as crianças que visitam o zoológico fazem diariamente. Girafa tem torcicolo? Elefante bebe água pela tromba? Os leões têm ferrão com veneno na ponta da cauda? O tamanduá pode sugar nosso cérebro? Qual a diferença entre crocodilo e jacaré? A zebra é branca com listras pretas ou preta com listras brancas?
O resultado desse montão de dúvidas se tranformou no livro Girafa tem torcicolo? - E outras perguntas divertidas do mundo animal. De um jeito fácil e bem-humorado, o autor responde as mais divertidas dúvidas sobre o reino animal.

Já pensou passar vergonha e ser mal entendido só por causa de um acento no lugar errado? Pois antes de se desesperar com infinitas regras, que tal aprender se divertindo?!
Em tempos de reforma ortográfica este livro dá algumas dicas preciosas sobre ortografia e do melhor jeito possível: como se fosse uma brincadeira de verdade! Responda rápido: no parque de diversões tem roda-gigante ou roda gigante? A cocada é feita com coco ou cocô? Pequenos sinaizinhos, como acentos e hifens, modificam o significado de uma palavra. A vírgula no lugar errado também pode causar a maior confusão.
Pode parecer complicado aplicar todas essas ferramentas, mas em Cuidado com o coco – Acentos, vírgulas, e hifens no lugar certo, a autora Bia Mendes, mostra de um jeito fácil como usar esses sinais para dizer exatamente o que se quer dizer!
Utilizando exemplos de certo e errado, sempre com o apoio das divertidas ilustrações de Fábio Sgroi, Bia explora os diferentes significados das frases com o uso de vírgulas, hifens e acentos.

Nenhum comentário: