terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Melhores de 2008

Decidi publicar diariamente as indicações que chegam por e-mail dos melhores livros lidos em 2008 por aqueles que fazem e amam literatura. Hoje a lista fica por conta de Iris Borges, livreira, escritora que estréia em 2009 na literatura infanto-juvenil com uma coleção muito especial, agente literária e vice presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Iris é também a idealizadora do grupo de escritores do qual orgulhosamente faço parte: Casa de Autores.
"Querida,
Aí vão os meus preferidos de 2008:
A maleta de meu pai- Orham Pamuk- Cia das Letras
Madame Bovary, c'est moi! - André Bernard- José Olympio
A Elegância do Ouriço - Muriel Burbery - Cia das Letras
Para viver um amor de verdade - Daphne Rose Kingma - Sextante
Amei " A Elegância" porque adoro histórias e esta é deliciosa.Quando li não sabia nada sobre o livro e isso , neste caso, é muito bom!. É uma ótima surpresa, sobretudo pela "elegância" com que a autora escreve."O Madame Bovary c'est moi"é sobre o amor pelos livros e seus personagens. Como nasceu o maravilhoso Frodo Bolseiro de "O Senhor dos Anéis"? Que nome forte e lindo: FRODO. E a Alice , o Dorian Gray, e tantos outros personagens fascinantes, como foram construídos?
"A Maleta" são três discursos feitos pelo autor em ocasiões de recebimento de prêmios. Cada um mais encantador que o outro. Vemos que podemos fazer discursos literários e belos. Aliás, a beleza da forma na literatura é fundamental!
Para Viver um Grande Amor, é um livro que, em tempos de pouca intimidade, me fez refletir sobre a qualidade dos relacionamentos amorosos e confirmar que não basta amar, é preciso expressar, é preciso ter uma boa comunicação. Há amores lindos que acabam por causa da palavra e do gesto mal usados.E quem nos ensinou a amar? Então aprendamos com os livros!Enfim, são livros que me comovem, seja pela história, pela forma ou pelo que me faz melhor. Ler é do caramba! Um 2009 pleno de leitura para todos! "
Iris Borges, da Arco-Iris Distribuidora de livros Brasília - DF

Nenhum comentário: