sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Palavra de um trovador!

Na verdade, era pra ser uma lista com três, mas o João foi longe buscar os seus dois e tão caprichoso ao apresentá-los, trazendo impressões, citações e imagens, que nem sentiremos falta da outra indicação. João Bosco é desses presentes raros que ganhamos ao longo da vida! Encanta quando fala, quando recita e até quando cala! Trovador de pena cheia, faz voar vaqueiros e cantadores e sempre leva os leitores a uma viagem encantadora!
Melhores de 2008, hoje, na dica de João Bosco Bezerra Bonfim:

"Dois livros? Tem que ter lido? E dois, assim? Não podia ser só um? Então, vá lá:
O discurso do urso, de Júlio Cortázar. Abaixo, a informação oficial. Publicação em portugal.
Fiquei comovido com esse discurso. "Eu sou o urso dos canos...", começa ele dizendo. E vai percorrendo a casa. Os barulhos de noite? É ele quem faz. O ar meio fedido que sai pelo encanamento do gás ou do lixo? É ele que faz. E tome um urso que bebe água e até nada sob o luar na caixa dágua do prédio. Visita os casais, as cozinheiras e as crianças. E vai embora de manhã cedo, com a certeza de seu dever cumprido.Lindo!"

Construído sob a forma de uma narrativa em primeira pessoa, protagonizada pelo urso dos canos lá de casa, este álbum propõe, através do diálogo entre o texto e as imagens, um olhar diferente sobre a realidade que nos cerca, neste caso as vulgares tubagens de um prédio. Aqui se cruzam realidade e fantasia, numa narrativa que é também uma viagem maravilhosa sobre um universo desconhecido, tão mágico e tão cheio de segredos como qualquer país dos contos de fadas. Com um discurso poético, onde não está ausente o humor, o narrador leva-nos a conhecer o que se esconde – ou se podia esconder – para lá das paredes de casa. As ilustrações, particularmente fortes e expressivas, recriam o texto, dando cor e forma às suas extraordinárias propostas e tornando-as tão verosímeis quanto possível.

Título Discurso do Urso | Autor(es) Julio Cortázar, Emilio Urberuaga (ilustrador) | Tipo de documento Livro | Editora Kalandraka | Local Matosinhos | Data de edição 2008 | Área Temática Maravilhoso, Imaginação, Animais, Humor | ISBN 978-972-8781-81-1 | Tradução Elisabete Ramos | Colecção Livros Para Sonhar |

2) Los Opuestoros, da Libros del Zorro Rojo, de Barcelona.
Uma idéia comum, ordinária, que faz parte de qualquer coleção de livros infantis que se preze. Inclusive as com objetivos didáticos disfarçado, como é a noção de opostos. Qual a graça, então? A poesia e a ironia das imagens, como essa aí abaixo.





João Bosco Bezerra Bonfim - escritor - Brasília - DF

Nenhum comentário: