terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Melhores de 2008 - Com a palavra os leitores!

A turma que me acompanha no Blog não quis ficar de fora da indicação dos melhores livros lidos este ano. Beatriz e Felipe prepararam suas listas e a companheira de tantas palavras, Adriana, que tão certeiramente nos traz aqui no Contos, Cantos e Encantos belas reflexões, divide agora com a gente sua lista.

Os livros do Felipe:

1 - Quer Conhecer Minha Casa - Jonas Ribeiro com ilustrações de Romont Willy - Editora Franco - foi o primeiro que li sozinho, é um livro grandão e muito legal! Nem cabe na mochila!

2 - O Jardim Encantado - Alessandra Pontes Roscoe com ilustrações de Beatriz Roscoe Cavalcante. Editora LGE - eu adoro esta história da joaninha que só tem uma pintinha que a mamãe fez quando a minha turma do Jardim 1 estava estudando os bichos do jardim e os sons das palavras. Os desenhos da Bia também são muito lindos e coloridos!

3 - Avó Maluca Lelé da Cuca e Avó Pirada da Pá Virada - Jonas Ribeiro com ilustrações de Osório Garcia Franco Editora Gosto desta história porque já vi o Jonas contando e a gente até fica nervoso com tanto presente que as avós dão pra ele que só queria ganhar livro. É muito engraçado e as avós do Jonas são doidinhas mesmo!

Felipe Roscoe Cavalcante 6 anos Brasília - DF.

Os livros da Beatriz:

1 - Pollyanna - Eleanor H Poter - Editora Nacional A história é linda e mostra que há sempre um lado bom em tudo. As pessoas tinham que brincar mais do Jogo do Contente!

2 - A Montanha Encantada - Maria José Dupré Editora Ática Uma luz misteriosa no alto de uma montanha e muitas aventuras. Eu gostei muito do livro, da Cecília e de seus primos.

3 - A Fada Emburrada - Alessandra Pontes Roscoe com ilustrações de Romont Willy Editora Elementar Desta história eu já gostava antes mesmo de virar livro e quando vi a cara da Fada que o Romont emburrou e depois desemburrou gostei mais ainda!

4 - Cena de Rua Angela Lago - um livro que sem nenhuma palavra diz muito.

Beatriz Roscoe Cavalcante 10 anos ilustradora Brasília - DF.


"Amore,vou me meter na sua lista de livros,posso?
Então vamos lá;
1) Velho Caminho,Nuvens Brancas - Thich Nhat Hanh . Fala sobre a história de Sidarta Gautama,o primeiro Buda.São passagens de seu caminho que nos brindam com ensinamentos profundos sob a perspectiva budista,muito rico;
2) De Frente para o Sol- Irvin Yalom. De forma bem pessoal e direta Iv faz reflexões sobre a morte com seus pacientes e com sua própria.tais reflexões são temperadas com diversas citações filosóficas.Nos faz pensar e muito na nossa própria finitude e as implicações disso no nosso dia a dia;
3) De Costas para o Mundo - Retratos da Sérvia - Asne Seierstad. Neste livro real a autora traça um paralelo histórico sobre uma região marcada por diferenças religiosas e culturais.Para nós é uma aula de história onde nós podemos tirar nossas próprias conclusões. Bem interessante.Pelo menos para mim foi extremamente elucidativo no tocante àquela parte de nosso mundinho...
4) A Cidade do Sol - Khaled Husseini. Mesmo autor do Caçador de Pipas. No início do ano tive muita curiosidade sobre as culturas mais orientais e este tb trás este olhar.É uma ficção baseada em fatos mais que reias e contundentes. A intolerãncia,o talibã,o que é ser mulher nesta cultura,a miséria de um país arrasado pela guerra,enfim. Às vezes choca.
A lista é grande,te confesso que me espantei ao ver quantos eu li ao longo deste ano. Gostei da "brincadeira". Pode mandar mais tia ????
Bjkinhas"

Adriana Dornellas - blogueira, psicóloga e leitora Brasília - DF.

Nenhum comentário: