domingo, 5 de fevereiro de 2012

Atrás do Olho Fechado no forno da Editora Callis


Este foi o livro que mais demorei a escrever. São 40 microcapítulos que nasceram de muitas vivências minhas, de um bocado de sonhos e desejos acumulados e da vontade enorme de partilhar muitas histórias. É diferente de tudo o que já escrevi, pois se abastece de real e fantasia, traz dores e amores que são também dores e amores meus. São escritos impregnados de muita emoção e que misturam cotidiano, mundos inventados, poesia, música, literatura e culinária pra celebrar todos os sentidos! Surgiu de uma frase pronunciada por minha filha mais velha, quando era ainda uma criança de pouco mais de dois anos.  Ela havia acordado de madrugada chamando pelo nome de um primo que acabara de conhecer. Eu fui até a beira do berço e perguntei na penumbra, carinhosamente se ela havia sonhado com o priminho, quando então, a pequena presenteou-me com a mais poética definição de sonho: "Não mamãe, eu estava brincando com o João, atrás do olho fechado!" Anotei a frase e tudo o que ela provocou em mim naquele instante e anos depois rabisquei um poema, mas ao mostrá-lo ao meu primeiro leitor crítico, Orlando, marido e parceiro também neste livro, pois concebeu com o amigo Cope Gutierrez a quatro mãos entre Madri e Brasília, a linda trilha sonora que acompanha o livro. Os dois fizeram uma suíte baseada na canção da história. Depois de ler, Orlando foi categórico ao dizer que o poema era singelo demais para o potencial da definição poética que eu ganhara de presente. Foi a melhor coisa que poderia ter dito. No mesmo instante comecei a escrever o livro. De uma só vez, nasceram 14 capítulos, mas a história empacou. Precisei de outros quase quatro anos para terminar. Entendi bem depois que precisei viver outras histórias antes de terminar esta. Atrás do Olho fechado sai pela Callis nos próximos dias, com lindas ilustrações de Camila Carrossine e um projeto gráfico ousado. É livro pra ser lido por pais e filhos de todas as idades, é para ser lido aos pequenos ainda não alfabetizados, pelos pais, ou por quem quiser partilhar leituras com os mais miúdos e também pra ser lido independentemente por aqueles que já sabem ler ou estão aprendendo. Como os capítulos são bem curtos, é possível criar o hábito da istória de ninar, do livro de cabeceira.
Estou muito feliz e ansiosa pra saber o que os leitores vão achar. Atrás do olho fechado já está em fase de finalização e até março deve estar nas livrarias!


3 comentários:

Alexandre de Castro Gomes disse...

O título é realmente maravilhoso. Um achado. Esperarei pelo livro!
Um beijo!
Alex

Anônimo disse...

Olá Alessandra, admiro seu trabalho. Sou professor dos anos iniciais do ensino fundamental e gostaria que meus educandos conhecessem você pessoalmente. Como faço para recebê-la em nossa escola (Brasília - DF). Aguardo seu retorno através do email - galerauniverso@yahoo.com.br

Obrigadoooooo

Cope Gutiérrez - músico disse...

Eu pessoalmente me sinto muito indentificado com o título pois teve a sorte de acompanhar a criação dessa linda obra e conferí que todas as pessoas envolvidas (meus caros amigos) no processo musical ficamos aportando desde bem atrás dos nossos olhos fechados. E essa parcería toda sob a idéia original da Alessandra agora passou felizmente para o mundo dos olhos abertos!
Fico feliz, queridos!