terça-feira, 6 de setembro de 2011

Uni duni ler - o Clube de leitura dos bebês - toda terça, uma festa!

Hoje fiquei feliz demais! Pela primeira vez, atrasei-me um bocado para a nossa ciranda literária e...
no cantinho da creche, onde sempre nos reunimos às terças-feiras para vasculhar a agora mala de livros, um aglomerado de pais, mães e pequenos leitores aguardando pacientemente minha chegada! Que delícia! O atraso não desanimou ninguém. Já me desculpo em público e aproveito para revelar outras alegrias inesperadas...



Como sempre, as leituras começam ali mesmo, no chão, no aconchego do colo e, cada vez mais com os irmãos mais velhos, os avós e os pais. Maurício escolheu para esta semana Girafas não sabem dançar, um dos favoritos dos pequenos, nunca volta na mala!

Hoje entre conversas sobre leituras, deliberações sobre novos associados, Fernanda, mãe da Ana Laura e da Maria Fernanda emocionou-me ao propor que nós mães ( os pais também estão convidados!) do Uni duni ler criemos um clube de leitura para adultos com encontros a cada dois meses! As mães presentes hoje toparam. É o bichinho da leitura tomando conta dos graúdos também! Adorei!

A outra surpresa veio também de uma mãe do Uni duni ler, Micheline, mãe da Letícia, na foto ao meu lado direito, apresentou-me, timidamente, na semana passada uma história que criou para a filhota.Tive dias corridos, cheios de trabalho e só hoje consegui a paz necessária para ler a história. Eu, que comecei minha carreira literária contando histórias inventadas na beira da cama para ninar minha filha mais velha, novamente, emocionei-me por conta deste clube! A história é deliciosa e, se autora me permitir, vou convidá-la a ler para todos num dos nossos encontros festivos. Tem qualidade literária e é muito, muito divertida.

Quem sabe, num futuro bem próximo esta sacola não carregará os livros dos associados do nosso Uni duni ler? A meninada exibe o mimo com orgulho e é muito gratificante partilhar cada momento com esta turminha pra lá de empolgada. São os pequenos que escolhem os livros e já chegam sabendo o que querem levar pra ler em casa!

A sacola vai e volta sempre recheada de boas leituras e boas histórias de carinho, afeto e momentos partilhados. E até quem não é membro efetivo do Uni duni ler (como a Edna e a Júlia, ali atrás, já cativas na exploração dos livros, toda terça na creche), curte descobrir novas histórias com a gente! Todos são sempre muito benvindos! Afinal, brincar de ler é um grande barato!

7 comentários:

Papito, Mami e Yasmin disse...

Que beleza Alessandra! Fico feliz tb de ver essas carinhas tão familiares, no próximo grupo Yasmin tá dentro!! rsrsr, bjs

Giuliana disse...

Lindas demais!!!

CRISTINA SÁ disse...

Alessandra,
É o Clube de Leitura UNI DUNI LER
florescendo.
O UNI DUNI LER é contagiante e por
isso emociona.
A todos os associados, parabéns!
Cristina Sá do blog:
http://cristinasaliteraturainfantile
juvenil.blogspot.com

Alessandra Roscoe disse...

Yasmin será sempre muito benvinda!
Beijos!

Alessandra Roscoe disse...

Cristina,
sinto-me realizada a cada terça, são alegrias intensas! Sei que você me entende...
Beijocas!

Alessandra Roscoe disse...

Giuliana,
Este Uni duni ler daria uma crônica sua, viu? Aliás, tenho adorado todas!
Super beijo!

Edna disse...

Alessandra, agradeço o carinho e a sensibilidade de seu olhar, mas acima de tudo a orientação rumo ao resgate dos sonhos e o mundo das fantasias...
Parabéns pelo trabalho, conte conosco! Edna e Júlia ( 2anos e meio de pura fofura)