sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pé de livros

O nome do personagem principal desta história eu não sei, quando fui procurá-lo depois de tudo, ele já tinha ido embora, mas meu lado jornalista me incita a mais do que apenas buscar pelo nome, tentar encontrá-lo outra vez. Quero entrevistá-lo. Assim que o encontrar, e já estou bem próxima disso, prometo um bate-papo com ele por aqui também! Nos encontramos na V Feira Lítero Cultural de Paracatu,  em MG, de onde voltei ontem, repleta de inspiração! Fui como autora convidada para falar de meus livros e do trabalho com os projetos de leitura às crianças e aos jovens do ensino público municipal e estadual. Fiz apresentações de histórias e cantigas e pude desfrutar do encantamento da meninada com algumas descobertas. A Feira, promovida pelo Sesc e pela Secretaria de Educação, garantiu atividades literárias e culturais gratuitas durante os dias 28 e 29 de setembro para as escolas e para a comunidade local, mas conseguiu atrair também moradores das regiões vizinhas. Tive a oportunidade de conversar com educadoras do município de Dom Bosco e de outros Distritos próximos à Paracatu. Pois bem, foi embaixo do Pé de livros que o vi, um espaço pensado ludicamente para aproximar os visitantes das leituras espontâneas. Em toda a área das churrasqueiras, que durante a Feria foi transformada em Arena de Histórias, havia livros pendendo das árvores, presos em elásticos que podiam ser puxados para uma leitura mais confortável. Perto de algumas destas árvores, cadeiras, estratégicamente colocadas na sombra para quem quisesse se entregar ao prazer de ler!

Pois o  menino que fez a Feira valer para mim, é este de camisa vermelha e casaco, sentado de braços cruzados exatamente na cadeira de um dos pés de livros. Não sei porque, ele me chamou a atenção, estava um pouco mais à frente dele, para fotografar a apresentação das meninas do Grupo Tagarelas: Simone e Miriam. Ele estava afastado, enquanto a meninada das turmas menores se encantava com a Vovó cheia de histórias de Simone Carneiro. E notem, nem se dava conta de que estava rodeado de livros.

 Mas a indiferença durou pouco, sem que ninguém pedisse ou indicasse, ele puxou um dos livros e...

... não largou mais! Ele se entregou à leitura de tal forma, que nada parecia estar acontecendo ao redor. Na churrasqueira da frente Simone fazia um alarde com a truma dos menores que gritava, levantava "o cabelo" a pedido da Vovó espalhafatosa e ele lá, mergulhado nas páginas de um livro!

Aos poucos os amigos foram chegando e também se encantando!

E em menos de quinze minutos a roda de leitura estava formada, espontâneamente. Eles nem me notaram fotografando tudo. Vejam o sorriso do protagonista desta história já com outro livro nas mãos!

A vovó não resistiu, foi ler com eles e só nesta hora todos notaram que eu estava ali, corri para o auditório porque iria me apresentar para outras turmas e quando voltei, o ônibus da escola dele já havia ido embora. A minha tristeza só não foi maior porque uma das professoras do município de Dom Bosco veio me contar emocionada que um garoto de seus doze, treze anos, ao sair da Arena de Histórias, logo após a apresentação das Tagarelas, caminhou algum tempo ao lado dela como se quisesse ganhar a confiança e sem nem mesmo conhecê-la, chegou mais perto, abraçou-a e perguntou, quase num sussuro, se ela saberia dizer onde era possível comprar sementes de Pé de livros! Nem precisei mostrar a foto para a "Tia Leninha", a professora que lá em Dom Bosco na escola de educação infantil em que leciona, tem fama de ter os poderes da Fada do Dente e que em Paracatu, por algum motivo mágico, ganhou ares de semeadora de sonhos!

Um comentário:

Mara disse...

Alessandra, parabéns pela linda iniciativa. Que Deus continue a lhe encher de saúde, sabedoria e muita alegria para continuar a nos encatar com seus cantos e contos. Bjs, Mara Melo