domingo, 16 de janeiro de 2011

Curso Tecendo histórias - nos fios do dia-a-dia se costura a fantasia - Parte 2

O curso foi compactado a pedido da direção da Creche Ceiassefe e funcionou como duas oficinas complementares. O primeiro encontro foi no fim de novembro e o segundo no dia 20 de dezembro de 2010. Entre um e outro, semeamos ideias e pedi aos participantes para que trouxessem sucata, pois faríamos a partir delas materiais de apoio para contarmos nossas histórias. Na primeira etapa trabalhamos em cima de situações reais e objetos. Nesta segunda resolvi que o príncípio de tudo seriam os livros, as narrativas já existentes. como a escola só trabalha com Educação Infantil, levei contos populares e histórias infantis. A parte teórica foi toda experimentada na prática, pois com o pouco tempo, tinha que fazer com que todas as participantes das oficinas colocassem efetivamente a "mão na massa"!

Com a sucata, cada grupo fez cenários e personagens para contar a história escolhida, este escolheu História em 3 atos de Bartolomeu Campos de Queirós, o livro em nova edição traz a história ilustrada por André Neves.


Aqui as meninas não pouparam imaginação para contar a história do pássaro que comia pedras...

Apareceram contos do escurinho da escola...

                                                Uma avó maluca e outra bem lelé da cuca!

                               O grupo completo com cenário pronto da História em três atos.

     ...E Dolores Dolorida, uma sepente cheia de não me toques e trimiliques, bastante divertida! A troca foi maravilhosa e a pedidos já estou pensando em nova turma para 2011, desta vez com o curso completo. Quem se interessar pode enviar um e-mail para alessandraroscoe@uol.com.br . A primeira turma está prevista para abril ou maio de 2011. Vamos contar histórias?

Nenhum comentário: