domingo, 16 de janeiro de 2011

Curso Tecendo histórias - nos fios do dia-a-dia se costura a fantasia...

Foram dois encontros, no apagar das luzes de 2010! O curso, na verdade é bem mais extenso, no mínimo 12 horas de aula, geralmente divididas em quatro encontros. mas o grupo de professores e funcionários do Centro de Educação Infantil da associação dos servidores do senado Federal - Ceiassefe experimentou uma espécie de oficina avançada e o resultado foi incrível! a proposta é transformar situações cotidianas em boas histórias pra se contar, dentro e fora da sala de aula. Este foi o maior grupo com o qual compartilhei o curso de narrativa de histórias, ao todo 64 pessoas e em tão pouco tempo, achei que não conseguiríamos abordar toda a programação. 

 No primeiro módulo partimos de situações reais para criar as histórias, verdadeira caixa de memórias surgiu durante as primeiras horas da oficina.

 a ideia era com práticas simples despertar o Griot - contador de histórias - que dorme em cada um de nós, e muito mais apareceu, nossas crianças também foram acordadas!
 As narrativas foram construídas a partir de lembranças, improvisações, uso do corpo e e de objetos pra partilhar as histórias.

Objetos do dia-a-dia, que encontramos ao alcance das mãos, com o toque da imaginação, fizeram surgir contos muito legais, que puderam ser vivenciados pelo grupo.

Todos embarcaram na delicisa viagem das histórias inventadas e contadas ali, no improviso, sem pensar muito, deixando falar o coração, trazendo de volta lembranças de um tempo em que ouvir e contar histórias fazia parte dos rituais sagrados da infância e de outras idades também!



Nenhum comentário: