quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Um encontro com Tatiana Belinky!

Foi no fim da tarde de uma quinta-feira que fui à casa da queridíssima Tatiana Belinky, entregar a caixa-presente com todos os desenhos e os limeriques feitos para o concurso do blog que homenageou a escritora. Ela adorou receber tudo, conversamos um bocado, tomamos café, rimos um tanto e trocamos livros. Conheci alguns de seus gatos e o Max, um cachorro muito atrapalhado e divertido, como a sua dona, Tatiana! Aos 90 anos, Tatiana é uma menina! Menina marôta, tagarela e de uma simpatia sem igual.

Aqui, dona Tati atacando de grafóloga, pegou meu caderninho e decidiu analisar minha personalidade pelas indicações de como eu escrevo. Explicou que estudou muitos anos grafologia e ainda se diverte com a caligrafia dos amigos. Aliás, ela me confessou que escreve todos os dias e à mão!
Folheou a nova edição do livro meu e da Bia: A Menina que Pescava Estrelas e disse ter adorado os desenhos e o título. Avisou que mandaria o seu parecer sobre a história depois que lesse. Estou esperando, é claro!
A capa da caixa-presente com a ilustração do André Neves e o limerique do Leo Cunha e no colo alguns dos trabalhos vencedores do Concurso!

Tatiana é apaixonante, tem um jeito moleca e a sabedoria de quem se liga à vida pelas paixões, entre elas, a Literatura!
A escritora foi amiga de Monteiro Lobato, fez a primeira adaptação dos textos dele para a TV e nunca escondeu ser uma apaixonada pela Emília. As duas são mesmo bem parecidas! Falantes, criativas e cheias de vivacidade! No dia em que nos encontramos, Tatiana havia visitado uma escola, depois da conversa com 200 crianças, vários autógrafos e muitas fotos, ela ainda queria mais, nossa conversa também rendeu boa prosa, uma prosa repleta da poesia que é a própria Tatiana!

Nenhum comentário: