quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Duas alegrias intensas e uma grande vontade!

Duas alegrias mudaram o tom desta minha quarta-feira, tornando-a especial e inspiradora. Hoje acordei bem cedo e fui para o Sesi de Taguatinga participar da banca da etapa Brasília do Programa Soletrando. Bela inciativa que reúne alunos de escolas públicas do país inteiro numa competição de soletração de palavras e que tem sua etapa final no Programa Caldeirão do Huck, da Tv Globo. Acompanhada pelas escritoras e amigas Dad Squarizi e Lucília Garcez, pude presenciar o esforço de professores, pais e crianças. A empolgação e o nervosismo dos 22 finalistas brasilienses e a alegria de Leonardo Guimarães, de 12 anos, aluno da 6ª série ( 7º ano) da Escola 316 de Santa Maria, cidade-satélite de Brasília, ao vencer mais uma etapa e garantir a vaga na disputa nacional. Dad, Lucília e eu fomos às lágrimas e lavamos a alma ao perceber ali, naquela sala, diante de nós, um pedacinho do Brasil que dá certo! Estavam por lá crianças que muitas vezes enfrentam muitas dificuldades para estudar, mas encontram na escola, além de um caminho para um futuro melhor, professores empolgados, presentes e que fazem a diferença! Leonardo, Bianca ( que disputou com Leonardo até a etapa final) e todos os outros finalistas são um exemplo de superação e de perseverança, pois venceram o lugar comum, venceram a acomodação e, com certeza, vencerão a falta de perspectivas que muitos insistem sempre em associar ao ensino público no Brasil. Pena que sejam tão poucas as iniciativas na Tv como a do Programa Soletrando que mobiliza tanta gente! Tenho-me perguntado diariamente porque as novelas, que tentam costurar uma teia com as redes sociais para inserir bons conteúdos de realidade no meio da ficção, até hoje não dão o menor espaço para o livro e para a leitura. Não há uma criança ou mesmo adulto nas tramas televisivas - que, diga-se, influenciam tanta gente - lendo um livro, comentando uma boa história lida ou mesmo presenteando alguém com um livro. Lembro-me apenas de uma trama do horário nobre na Globo em que o ator Toni Ramos era proprietário de uma livraria na ficção. A livraria real, onde eram feitas as gravações, fica no bairro do Leblon no Rio de Janeiro e é lembrada ainda hoje, como a livraria da novela. Engana-se quem pensa que os folhetins não influenciam hábitos. Pena que ainda não perceberam a força que pode ter um país leitor, o que, infelizmente, estamos longe de ser. E mais, a força dos meios de comunicação nas transformações tão necessárias. Essa é a grande vontade: ver os personagens na ficção se maravilhando com Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Vinícius de Morais, Manoel Bandeira, Manoel de Barros, Tatiana Belinky, Pedro Bandeira, Cora Coralina...
E falando em transformação, a segunda alegria do dia vem de uma turma que há quase quatro anos, com muita disposição, amor aos livros e vontade de mudar as coisas, anda roendo as cordas da burocracia para mediar a leitura com um grupo de crianças carentes no Distrito Federal. A grande notícia é que, finalmente, os Roedores de Livros http://roedoresdelivros.blogspot.com conseguiram a garantia de uma sede própria e já pensam em manter uma biblioteca viva aberta a semana inteira na Feira da Ceilândia, cidade-satélite de Brasília, onde até então os quatro valentes roedores ( Tino Freitas, Ana Paula Bernardes, Edna Freitas e Célio Calisto), todos os sábados, embaixo da árvore, no espaço cedido por um Centro Comunitário, apresentavam a um grupo de crianças os contos, os cantos e e os encantos do mundo do livro. O acervo com mais de 800 livros é sempre levado para o projeto em caixas, pois com a falta da sede não tinha onde ser guardado. Agora essa história vai mudar! Fiquei muito feliz com a boa nova e já estou doida pra visitar a Casa dos Roedores!

3 comentários:

Avental de História disse...

Oi Alessandra, recebi seus livros semana passada, estou lendo, relendo e tendo muitas idéias.
Afinal, um bom texto como o seu faz com a criatividade de leitores como eu, vá além. Sendo assim creio qeu teremos algo em breve!!! Te passo por email mais informações.

Parabéns pelo seu lindo trabalho.
Mayra

Alessandra Roscoe disse...

Que bom que você gostou, Mayra! Quero mais é que sua imaginação voe muito mesmo! A gente vai se falando!
Grande beijo,

Tino Freitas disse...

Querida Alessandra... o espaço está sendo sonhado para melhor receber o seu carinho e suas histórias assim que a gente conseguir transformar as ideias em cores e formas. Mas será em breve. Quanto a presença do livro nas novelas, tão bem lembrado por você, já foi tema de muitas conversas. Também é o nosso desejo que o livro seja visto como um objeto sedutor, muito mais que os músculos. Continuemos semeando. Abraços musicais.