sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Lançamento da Coleção Bem-Me-Quer em Brasília!

Foto: Ana Paula Bernardes - Roedores de Livros

Pensando em diversidade e respeito como duas palavras que não podem existir separadas e que se completam em seus conceitos, foi criada pelo Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente - Indica a Coleção de livros Bem-Me-Quer. São nove histórias e um audiolivro que falam em respeito à diversidade e que tratam a diversidade com respeito. A ideia é sensibilizar crianças, adolescentes e jovens para as muitas questões que envolvem preconceito e discriminação. São sete os temas tratados: classe social, deficiência, gênero, orientação sexual, raça/etnia, regionalismo e religião. O lançamento em Brasília será daqui a pouco às 19 horas na Biblioteca Nacional, em frente ao Museu da República.

A coleção por si só é diversa. Nove autores, nove ilustradores das mais diversas regiões, inclusive estrangeiros, dão um tom especial às obras. São eles: Ana Raquel, Jonas Ribeiro, Flávia Lins e Silva, Eliana Carneiro, Gilles Eduar, Adriana Falcão, Anna Cláudia Ramos, Márcia Cristina Silva, Chico Salles, Raquel Echenique, Leícia Gotlibowski, Maurenilson Freire, José C. Lobo e Jô Oliveira. O projeto gráfico é do designer Alex Chacon. Com tanta gente, cada livro tem um tom, um traço, uma letra. Cordel, narrativas, poesia, aventuras, descobertas, conflitos, superação e compreensão são temas tratados para estimular os leitores a perceberem a riqueza de ser diferente.
O décimo item da Coleção é um presente maior para a imaginação. Trata-se de um audiolivro com todas as histórias contadas por profissionais e musicadas pelo violonista Jorge Brasil. Um toque de sensibilidade para as pessoas com deficiência visual, mas que pode ser ouvido por todos sem distinção.
Toda a coleção é bem bacana, mas dois dos nove títulos chamam a atenção pela maneira como construíram a história: Em Como Somos, com texto da carioca Flávia Lins e Silva e Ilustrações da argentina Leicia Gotlibowski, a Sídrome de Down é tratada de forma curiosa e sensível. A história é narrada pela ótica de um garoto que ganha uma irmã portadora da síndrome e por não entender suas características físicas e seu tempo, imagina que ela veio do Japão ou do outro lado do mundo! No título Roda Gigante, com texto de Adriana Fal~cão e Ilustrações de José Carlos Lollo o que atrai é o belo projeto gráfico e a concepção do uso das cores para falar de religião!
O projeto tem apoio da Fundação Itaú. Todas as bibliotecas do país irão receber uma coleção com os nove livros e o audiolivro.

Nenhum comentário: