terça-feira, 9 de junho de 2009

Dica de Leitura

A dica de leitura da semana chega hoje com um dia de atraso, mas vem dupla com dois maravilhosos livros de poemas de Bartolomeu Campos de Queirós. O Autor mineiro será , merecidamente, homenageado no 11ºSalão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, entre os dias 10 e 21 de junho próximos. Bartô, como é conhecido, tem uma vasta obra dedicada às crianças e aos jovens, coleciona prêmios e escreve com a leveza e a delicadeza de quem vive uma infância eterna. Escolhi dois livros que adoro para indicar esta semana:
O primeiro é Papo de Pato da editora Formato, ilustrado pelo também mineiro Claudio Martins, um poema com "P" maíusculo, na língua do "P" pra dar nó em muita língua por aí. Só pra aguçar a curiosidade, copio aqui uns versos do livro:

"O pato com penas

tem pena do pato sem pena.

Pato com penas é penado.

Pato sem penas é pelado".

Outro livro imperdível é História em 3 Atos.
A história tem mesmo três atos, um do gato, um do rato e um do pato, faz referência ao teatro e traz no divertido enredo uma enorme confusão e uma deliciosa sucessão de versos e rimas. O gato perde o G, o rato perde o R e o Pato perde o P, no meio de tanto ato, sobram situações engraçadas e muito bicho com crise de identidade. A história é ótima, cheia de ritmo e alegria. O livro está de cara nova com lindas ilustrações do André Neves e saiu pela Global, editora que abriga outros títulos de Bartolomeu.


"Esta estória tem 3 atos.

O ato do gato

O ato do pato

O ato do rato.

No primeiro ato

o gato vê o pato,

tem um susto,cai o G..."

Nenhum comentário: