sábado, 27 de junho de 2009

Conversa Informal com Jô Oliveira - Entrevista

Jô Oliveira nasceu na ilha de Itamaracá em Pernambuco, em março de 1944 (tem três datas de nascimento e dois nomes diferentes). Já na infância se encantou com o universo dos quadrinhos e dos desenhos. Os primeiros traços, fez sobre o desenho de um vizinho, Ariel França, que costumava fazer capas de cordel. As tradições do nordeste são mais do que referência, fazem parte da memória da infância, uma idade que ele garante viver até hoje! Jô transborda simpatia e bom humor, é um artista reconhecido dentro e fora do país. Já percorreu o mundo e escolheu Brasília para viver.

O currículo é extenso: jornalista, ilustrador, professor de artes na universidade, técnico em Comunicação Visual e até imortal: está eternizado na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, onde batizou em 2003, no dia da criança, com seu nome uma Gibiteca com acervo de mais de quatro mil gibis. Jô é dono de um conhecimento impressionante e quando o tema é imagem, é capaz de nos conduzir por horas a fio a viagens incríveis.
Casado, pai de dois filhos e avô coruja, ele confessa que não se sente o senhor que vê refletido no espelho. E não é mesmo!
Formado em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e em Programação Visual pela Escola Húngara de Artes de Budapeste, também se arriscou na sétima arte e chegou a ser premiado no Festival de Curta-Metragem do Rio de Janeiro, em 1968, com um desenho animado. Participou duas vezes do Salone Internazionale del Animazione dei Comics em Lucca, na Itália. No Brasil, tornou-se conhecido pelos quadrinhos e pelos mais de 50 selos que fez para os Correios.
Hoje, dedica-se às ilustrações de livros infantis, às gravuras e ao cordel. Ainda carrega a simplicidade do garoto que, em Mamanguape, na Paraíba, há 14 quilômetros do mar, não sabia o que era a imensidão. A simplicidade do menino que ao se mudar para Pontaporã, imaginava ser a fronteira algo muito distante, inatingível. Jô Oliveira, com sua arte e seu jeito de moleque brincalhão, rompeu todos os limites, todas as fronteiras: tornou-se cidadão do mundo, e é o convidado de mais uma Conversa Informal!
Entrevista completa: http://docs.google.com/View?id=dch9v8w4_14g2z6cxsn

E pra encerrar em clima de festa, a novidade: Contos,cantos e encantos agora terá a colaboração talentosa de Jô. Toda sexta, aqui no blog, uma ilustração do artista. É o cantinho Jô Oliveira que será inaugurado como mais um quadro fixo de Contos,cantos e encantos!

Nenhum comentário: