quinta-feira, 15 de maio de 2014

FLIPIRI 2014

A Flipiri é sempre uma grande festa e em todos os sentidos, a começar pela visão: cheguei e fui recebida no Pouso do Sô Vigário com este visual: janela de fazer sonhar...
Tenho a honra de ter participado de quatro das seis edições e preciso dizer que depois de dois anos afastada, voltei em 2014 e encontrei uma Festa mais madura, com mudanças expressivas, principalmente na itinerância, que é a visita dos escritores e ilustradores convidados a escolas da Região. Na primeira edição em 2009, ela já acontecia, mas os alunos pareciam muito pouco familiarizados com os livros. Talvez nem mesmo tivessem tido o rostinho de folheá-los antes do encontro com seus autores. Desta vez, fui surpreendida por turmas completamente envolvidas com vários dos meus livros, crianças atentas, querendo ouvir as leituras e as histórias de cada história. Ponto para Íris Borges, organizadora da Flipiri que sempre destacou a itinerância como a festa maior dentro da festa. E é mesmo!


Este ano visitei uma escola municipal urbana, a EM Professora Olívia que atende turmas de maternal e educação infantil! Fui surpreendida por crianças superempolgadas e pelo Gabriel que abraçou, literalmente, meus livros e disse que mesmo sem saber ler tinha adorado cada um deles. No sábado, reencontrei Gabriel com a tia avó, escritora, na Feira e, claro, que o presenteei com um livro. Ele escolheu Atrás do olho fechado, um romance apenas com vinhetas, poucas ilustrações de Camila Carrosine, publicado pela Callis. Disse que üm livro com muitas palavras e poucos desenhos demora mais acontecendo pra gente", ganhei o dia!



Flipiri é festa para a família toda e eu que sou famosa por ter um primo em cada canto do mundo, sempre consigo reunir família e amigos para dividirem comigo as alegrias da Festa Literária em Pirenópolis, mas este ano me superei: foram mais de 20 pessoas entre familiares e amigos e conseguimos além de curtir a programação da Flipiri, aproveitar a natureza exuberante da região. Fizemos trilhas, visitamos cachoeiras e a Fazenda VagaFogo, um lugar cheio de aventuras!

 A Flipiri também proporciona muitos encontros: aqui com a família, Adriano Siri e Adriana Nunes, dos Melhores do Mundo e que nos surpreenderam com as habilidades literárias: ele com a escrita e ela com as ilustrações...
 Com Mariana Massarani, Ana Miranda, Ana Paula Bernardes, Tino Freitas e Luiza depois do lindo livro concerto de Patricia de Arias e Guga Murray...

Com o amigo querido desde a primeira Flipiri, o sensível e talentoso Ignácio de Loyola Brandão, sempre amoroso e inspirador com suas andanças...

 Com Patricia de Arias, Guga e Luis Murray, Luiza e Peppa...

 Com o escritor/ilustrador americano Todd Parr...

Com Luis e Luiza que se adoraram desde o primeiro encontro!

 Sábado comecei o dia com o show Contos, cantos e encantos, no palco da Praça e fui recebida com muitos risos e carinhos!
Sempre uma alegria partilhar minhas histórias na Flipiri! Obrigada Íris Borges e todos que fazem da Festa Literária de Pirenópolis esta incrível viagem!

Antes de voltar para Brasília fomos conhecer o Museu Rodas do Tempo, outra viagem!

E pra encerrar com o coração aos pulos, ainda virei ilustração! Fui presenteada com esta linda homenagem da Adriana Nunes que eternizou em cores e traços, um dos meus momentos no show de histórias. Vestida com meu figurino: "Eles passarão, eu passarinho", virei desenho e fiquei muito, muito emocionada! Que venham muitas outras Flipiris! Como disse o Ignácio, podem até não me chamar, mas eu vou!

2 comentários:

Guga disse...

Linda reportagem!!! Pena que a gente perdeu o passeio na cachoeira!

deise disse...

Que festa linda!! PARABÉNS! Eu confesso que não sabia da existência de um Festival Literário em Pirenópolis. Fiquei encantada.