quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Traço e histórias em caricaturas de André Bethlem

Há tempos que venho acompanhando de longe o trabalho genial do caricaturista  André Betlhem, artista que conheci adolescente e em meus tempos de adolescência, sem nem imaginar que seria dado aos traços, mas certa de que se escolhesse o caminho das artes teria sucesso! André é daquelas pessoas muito alto astral, fã dos Beatles, do Yes, do bom rock progressivo dos anos 60 e 70. Lembro-me dele com os cabelos compridos e sorriso largo! Surpresa boa foi descobrir o talento do Betlhem com o traço! Claro que fiz o convite para que faça mensalmente uma caricatura para um quadro fixo aqui no blog de pessoas ligadas à Literatura. Ele topou sem pestanejar e nos apresenta o Lobatinho e em duas versões:



Monteiro Lobato é considerado o pai da Literatura Infantil Brasileira, nasceu em 1882 na cidade de Taubaté e ainda encanta gerações com seus persnagens e histórias repletas de fantasia! Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Anastácia e tantas outras figuras que fizeram e fazem parte do imaginário de muitos Brasileiros ganharam vida e não apenas nas páginas dos livros de Lobato, na Televisão ,adaptados por ninguém menos que Tatiana Belinky, escritora russa que adotou o Brasil aos 10 anos de idade, que foi amiga pessoal de Monteiro Lobato e que aos 94 anos ainda nos presenteia com seus limeriques e histórias deliciosas de ler. Mas nem mesmo com toda a sua história e biografia, Lobato se livrou das arbitrariedades de um dos tipos mais cruéis de censura, a censura travestida de boas intenções que cerca, principalmente, a Literatura Infantil e Juvenil (LIJ), que nunca é a do deixem que leiam, que pensem, que falem! A obra Caçadas de Pedrinho, um clássico da Literatura Infantil, foi alvo de uma comissão do Ministério da Educação que sugeriu que fosse banida das escolas e bibliotecas públicas por ser racista. O caso ainda está na justiça, provocou uma grande celeuma no meio literário e intelectual. Eu, e muitos dos parceiros de LIJ, escritores, ilustradores, editores, acreditamos que Literatura não precisa de bula ou explicações, precisa, simplesmente, existir, ser provada e degustada. André pelo visto compactua de nossa visão e nos presenteia com uma charge sobre toda a polêmica:



Bom, e para falar sobre o artista: André Betlhem, ninguém melhor que o próprio. Com vocês, André por André:

"Nasci em 1972 em Pernambuco, por obra geográfica do acaso.
Formei-me em Arquitetura, mas quem eu estava enganando? Meu negócio sempre foi desenhar!
Daí cursei mais dois anos de Escola de Belas Artes, no mesmo prédio da Reitoria, na UFRJ.
Participei de várias exposições de artes plásticas, como Novíssimos 2003, na Galeria do IBEU, RJ; Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba 2003; Selva, na Casa de Cultura Laura Alvim, RJ, 2004; Projéteis de Arte Contemporânea - FUNARTE, na Galeria Gustavo Capanema, RJ, 2004; Universidarte XIII, na Casa França-Brasil, 2006. Ilustrei mais de 40 capas de livros para a Editora FGV. Trabalhei de 2007 a 2012 como ilustrador no departamento de Efeitos Visuais da Rede Globo de Televisão. Hoje trabalho como free-lancer com Design e Ilustração.
Sou casado e pai de um casal de filhos que embranquecem meus (poucos) cabelos e amolecem meu coração."

E pra quem não se contenta com pouco tem mais André Bethlem ou Dex AQUI!

Nenhum comentário: