sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Segundo Concurso de Literatura da Escola Classe 415 de Samambaia - DF

 A edição 2012 do Concurso de Literatura da Escola Classe 415 de Samambaia, em Brasília, uma escola pública que faz do prazer de ler uma bandeira, decidiu que eu e meus livros seríamos os homenageados da vez. Da camiseta que todos usaram, ao convite repleto de doçura, tudo foi encantador! As crianças começaram o ano descobrindo meus livros e passaram de fevereiro a setembro trabalhando a partir deles e criando suas próprias histórias para o Concurso. Na quinta-feira, 13/09 foi a culminância do Concurso, com a revelação dos premiados e a entrega dos prêmios.  Uma tarde repleta de boas surpresas!
Um painel de 10 metros cheio de estrelas enfeitou o galpão da festa com uma Menina pescando estrelas, do livro A menina que pescava estrelas, meu e de Beatriz Roscoe Cavalcante, publicado pela Editora Elementar, quase em tamanho natural! Alunos e professores, dramatizaram minhas histórias e montaram estandes que se espalharam por toda a escola para todos os meus livros! Beatriz, a filha, parceira, ilustradora e responsável por eu estar hoje dedicada à Literatura infantil, foi comigo e também se emocionou com tudo o que viu e presenciou! Na foto aí de cima, a peça foi a do Jacaré Bilé, de meu livro com Ítalo Cajueiro, publicado pela Editora Biruta!

 O carinho com nossas histórias se espalhou em tudo e estava em cada detalhe: no rótulo das garrafas de água que espantaram a sede, o calor e a secura desta estiagem que castiga o Cerrado; nas colheres dos copos de doce do lindo coquetel que encerrou o evento, nas dobraduras de origami que deram vida a inúmeros Jacarés Bilés e até em imãs de geladeira cheios de brilho e criatividade feitos com os personagens dos livros!


Até o bolo foi temático e deu pena ter que cortar...

Voltei pra casa com a alma leve, o coração em festa e uma coleção de presentes delicados e apaixonantes. A escola pegou fogo em 2011, enfrentou dificuldades mas colocou todas as suas forças no sonho de fazer a leitura ser uma arma para reconstruir realidades e se superou em tudo. Muito, muito obrigada a todos da EC 415! Vocês são especiais demais! Ainda falarei e mostrarei mais sobre a nossa tarde encantada!

Um comentário:

Luciana Monteiro Almeida Juliano disse...

Oi Alessandra tudo bem!!! Sou uma admiradora do teu trabalho. PARABÉNS, PARABÉNS, QUE TRABALHO LINDO!!!
Como queria que você estivesse um dia na minha cidade Rio Grande -RS seria a primeira da fila com as crianças do Projeto Era uma vez...
Bju e bom final de semana.
Luciana Juliano
Blog: era uma vez..livros e tecnologias