segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dica de Leitura


Jardim de Versos tem perfume, tem a alegria que só a infância consegue traduzir inteiramente, tem sabores, tem sons e imagens, tem gosto de coisa boa.É livro que festeja os sentidos todos e que nos apresenta a poesia do escocês Robert Louis Stevenson, autor que influenciou escritores no mundo todo e que ficou conhecido por dois de seus livros: A ilha do tesouro e O médico e o monstro, mas que também se dedicou à escrita de poemas e de poemas para crianças. Se alfabetizaram com os poemas de Stevenson, Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges. Tiveram a influência dele e de seus versos, críticos como Alberto Manguel e Harold Bloom e foi numa garimpagem também cheia de surpresas e descobertas, que a escritora e tradutora Ligia Cademartori selecionou e nos apresenta neste livro 30 poemas de Stevenson. São poemas singelos, de versos simples e nem por isso pouco profundos! Todos ilustrados com as cores da infância por Marília Pirillo!


Marília conta no fim do livro que ilustrou cada poema inundada pela saudade que sentiu da própria infância e que viajou na leitura dos versos de Stevenson de volta à esse tempo de magias e belezas. Ligia também reencontrou este tempo ao traduzir os poemas e revelou numa conversa deliciosa, que em breve estará aqui como mais uma Conversa Informal, que procurou ser fiel a tudo que Stevenson propôs, mas num dos momentos, no poema No mundo dos livros de histórias, se permitiu trocar a palavra babá, que, segundo ela, criaria nos tempos de hoje, uma ideia errada da relação de classe, que no original, escrito no século XIX, tinha outro significado e era mais afetiva que qualquer outra coisa. Ligia trocou o termo babá por Tetê, que foi uma babá que a acompanhou por toda a vida!
Jardim de Versos chega em bela edição da FTD pra encantar leitores de todas as idades!

3 comentários:

Marilia Pirillo disse...

Foi realmente delicioso ilustrar este livro resgatando memórias, sensações e aquela capacidade, hoje dita ingênua, de acreditar totalmente no poder da imaginação e se deslumbrar com o que a natureza e a vida nos oferece a cada dia. Pronto, fiz poesia! Espero que nas imagens também... KKKK

Alessandra Roscoe disse...

Querida Marília,
Você é toda poesia! O livro está lindo e delicado como você e Ligia! Parabéns!

Neiva Meriele disse...

Olá, sou escritora Neiva Meriele, de São Francisco de Paula, moro pertinho de Caxias, autora do romance A Hora da Verdade e ficaria feliz em manter contato com escritores gaúchos também.
Se quiser conhecer meu blog:
http://www.neivameriele.blogspot.com.br/

e meu livro está a venda no site da Perse:

http://perse.doneit.com.br/paginas/DetalhesLivro.aspx?ItemID=779