quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dica de Leitura


A Dica de Leitura da semana apresenta o lançamento do premiado escritor e ilustrador Marcelo
Cipis: O pequeno livro, publicado pela Editora Peirópolis. Minha paixão pelo formato de bolso vem da tenra infância. Sempre adorei pequenos livros que eu pudesse segurar com facilidade mesmo quando as mãos eram pequenas demais e o entendimento se depositava apenas nas sensações, nas texturas e cores de cada página. Acho que o primeiro livro que ganhei foi uma edição de bolso de O patinho Feio, que eu carregava pra todo lado! Agora, no Clube de bebês leitores, o Uni duni ler, vejo que os livros que cabem nas mãos dos mais miúdos leitores são uma festa para todos e aproveito a minha empolgação para falar da grata surpresa que este O pequeno livro, do Cipis, causou-me esta semana. Recebi, não um, mas dois exemplares da editora e assim que abri os pacotes, a sócia do Uni duni ler aqui de casa, do alto dos seus três anos, apropriou-se logo de um deles com um sorriso no rosto e a argumentação incontestável: "Mãe, este livro aqui é meu, tá? Ele é do meu número, viu só?" Fazer o quê? Um exemplar ficou para a Luiza, que imediatamente "leu"sozinha a história toda reconhecendo muitos dos personagens que o autor revisita como o Lobo, os três porquinhos e o Pinóquio. Depois pediu uma leitura compartilhada e já elegeu O pequeno livro como seu mimo favorito que vai com ela, não no bolso, mas na bolsa pra todo canto! O outro exemplar vai para o Uni duni ler e depois do recesso escolar vai para a mala fazer parte da ciranda literária. O livro traz histórias e personagens clássicos de contos bem conhecidos da meninada revisitados pela narrativa, pelos traços e pelas cores de Cipis. Branca de Neve, por exemplo, fica azul de frio. O temido Lobo Mau fica bem amigo dos porquinhos e faz na companhia deles algumas refeições, agora que é um lobo vegetariano. Cipis brinca ainda com o clássico e o contemporâneo ao misturar no mesmo enredo personagens dos contos de fadas com outros dos quadrinhos e sempre inventando situações inusitadas. Já imaginou um super-homem que só voa graças a um guindaste? E um Pequeno Polegar que não se desgruda da mão e usa um belo chapéu? Marcelo Cipis, não só imaginou, como desenhou e apresenta nesta adorável história de muitas histórias algumas invenções próprias que o acompanham desde a infância: "Eu brinquei com alguns personagens clássicos da literatura e usei também alguns desenhos e elementos que tinha guardado em minha memória. A imagem do carro vendedor de balões, por exemplo, é a adaptação de um desenho que fiz quando ainda estava no primário", revela o autor!
As ilustrações foram feitas a lápis em papel manteiga e com muitas cores fortes e tons vibrantes. O pequeno livro é mínimo apenas no formato, pois permite infinitas descobertas e divertidas viagens pelo imaginário! É na verdade, o máximo!

Um comentário:

Rosaly Senra disse...

aqui tem conversa com Marcelo Cipis: https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/004239.shtml