domingo, 24 de junho de 2012

Um relato que me emocionou...

Sempre recebo e-mails e cartas, que comentam meus livros e meu trabalho. Aliás, tenho sido surpreendida onde menos espero. Em Orlando, durante minhas férias em maio último, na fila de um dos brinquedos, acho que de um parque aquático, percebi a conversa de uma brasileirinha com sua mãe, bem na minha frente. Ela falava de sua rotina e de sua cidade. Acreditem, a família era também de Brasília, de Águas Claras! Letícia, a menina, muito falante, começou a falar das coisas que gosta de fazer e a leitura, segundo ela, é uma das atividades e brincadeiras favoritas. Não resisti e perguntei o que ela mais tinha gostado de ler ultimamente e... Ela respondeu bem faceira que seu livro preferido é O jardim encantado, com texto meu e ilustrações da Bia Roscoe Cavalcante. Disse a ela que eu e Bia tínhamos feito o livro e ela mais empolgada ainda, disse que leu há alguns anos e que recentemente leu de novo para o irmão caçula, que pegou o livro na ciranda da escola. Letícia repetiu que, simplesmente, adora o livro! Fiquei toda prosa e ela começou a citar outras leituras que a encantaram, muitos dos livros que resenhei para o Guia Uni duni ler de leitura para bebês e pré-leitores. A mãe também comentou sobre os livros que os filhos "leram"pra ela e com ela. Foi um papo bacana! De volta ao meu cerrado e ao meu lar, fui recebida pela explosão dos rosas e roxos do Ipês em flor e por duas cartas que me deixaram com o coração em festa. Uma do amigo escritor Jonas Ribeiro, e outra de uma professora de Muzambinho, em Minas Gerais. Ela conta que descobriu o livro Atrás do Olho Fechado, com ilustrações de Camila Carrosine e da Callis Editora quando ainda estava grávida da sua primeira filha, Júlia, que está com um mês. Joana conta que passou a ler o livro todos os dias e que agora, entre o sono, as mamadas, o banho e as trocas de fralda, lê a história de Nina para a filha várias vezes ao dia. Nas madrugadas insones, coloca o cd do livro pra tocar e acalma o bebê e o próprio cansaço nos acordes de Atrás do olho fechado. Com a licença da missivista, divido aqui um trecho da linda carta:

"... fui profundamente tocada pela história, pela delicadeza de cada palavra lapidada por sua intuição, sua inspiração. O livro é lindo, emocionante. Encontrei muito de mim na Nina, na Dona Clara e até no Caio. Minha rotina não tem sido fácil: pouco sono, muito trabalho, mas uma exaustão plena de felicidade. Com minha filha nos braços, encontro força onde nem imaginava ter e nas páginas do seu livro, Alessandra, ouvindo sua voz no belíssimo acalanto que acompanha a história, sinto-me renovada, inteira! Tão bom poder mergulhar no seu universo incrivelmente pleno de fantasia e de realidade. Leio Atrás do olho fechado todos os dias pra minha filha e ela adora, posso garantir! Leio também pra me alegrar e pra me fazer acreditar que quando o sonho se faz poesia, como na sua história, tudo fica mais fácil. Obrigada por não deixar atrás do olho fechado, toda a maravilha que você compartilha com sua literatura!"

Esse carinho é mais que reconhecimento, é semente que faz brotar a certeza de que melhor que sonhar é dividir o sonho! Obrigada Joana! Você me fez ganhar o dia!

Nenhum comentário: