segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dica de Leitura



E chego já em dia de Dica de Leitura! Claro que não poderia ser outra! Indico o mais famoso dos livros de Dr Seuss, publicado aqui pela Companhia das Letrinhas e que deu origem ao desenho exibido na TV e inspirou também por lá,  em Orlando na Flórida, um parque temático maravilhoso! E tudo começou há muito tempo, em 1954 quando o autor leu no jornal uma reportagem sobre a falta de interesse das crianças em ler. A matéria dizia que as crianças não gostavam de ler e que justificavam o desinteresse dizendo que os livros indicados pelas escolas eram muito chatos. Desafiado pela matéria, o americano resolveu a partir de uma brincadeira com apenas 220 palavras, rimá-las e criar a história deste Gatola da Cartola e muitas outras. O livro nunca mais deixou de ser lido, foi traduzido para 18 países e mudou a relação de muitas crianças, não só americanas, com a literatura e com a leitura! Conta a história de duas crianças entediadas em casa num dia de chuva que descobrem brincadeiras e muita diversão apresentadas pelo gato!
Theodor Seuss Geisel nasceu em Springfield, em Massachusetts, nos Estados Unidos em 1904 e morreu em 1991. Ele é o autor infantil mais popular de seu país, comparado aqui ao Monteiro Lobato. Dr Seuss era um mestre na arte das rimas, adorava os jogos de palavras e criou também as ilustrações de vários de seus livros. Vendeu milhões de exemplares, foi premiado com suas histórias não apenas nos países de língua inglesa e até hoje faz sucesso e é adorado por conta de seus personagens!

2 comentários:

Luciana Monteiro Almeida Juliano disse...

Oi Alessandra, tudo bem! No dia 28 de junho irei fazer a contação de história com o teu livro O menino que virou fantoche. Depois vou postar as fotos no meu blog te aviso.
Alessandra, recebesse os dedoches que te enviei, foi minha amiga que fez.
Bju
Luciana Juliano

Alessandra Roscoe disse...

Depois quero saber de todos os detalhes!
Beijo!