quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Férias com chuva e muitas leituras



Uma excelente pedida para transformar o tédio dos dias de férias em casa com muita chuva são os livros e as leitura! Pra quem ainda não experimentou a delícia de ler e inventar brincadeiras literárias, fica a dica! Para os pais que se acham incapazes de convencer os filhos a trocar a tv ou o computador por algum tempo entre os livros, sugiro que busquem primeiramente livros e histórias que estejam próximos do interesse das crianças. E comecem propondo que apenas uma vez por semana troquem a tv e os jogos, os I-tudos e computadores pelos livros, que guardam tantas maravilhas. Uma roda de leitura em família pode ser surpreendentemente reveladora. Pode-se selecionar livros que tenham virado filmes e que sejam conhecidos dos pequenos na versão cinematográfica ( Pequeno Nicolau fez sucesso aqui em casa, clássicos como Pinóquio, Peter Pan e Alice também!). Se os pais estão trabalhando e com pouco tempo pra fazer a pesquisa, basta delegar esta tarefa aos miúdos e mesmo aos mais crescidos, a missão pode fazer toda a diferença! Deixem que eles pesquisem, selecionem títulos, vasculhem primeiro o "google" e depois as estantes, preparem surpresas e se entreguem. Histórias de mistério são outras que sempre fazem sucesso. As leituras se bastam, mas se vocês quiserem deixar tudo ainda mais bacana, criem climas: pipocas e lanternas, cobertores e chocolate quente e até jogos interessantes como o de imaginar no fim de um capítulo o que está por vir. Quebras de rotina também são aliadas sempre. Que tal propor um acampamento improvisado na biblioteca ou perto da estante de livros? Não tem biblioteca em casa, nem estante de livros? Pode ser na sala ou num dos cômodos da casa que não são usados para dormir... Pode-se preparar uma cesta ou mala de livros, selecionar além do cardápio de leituras, incentivos especiais como uma sopa de letrinhas e pronto, é só começar a aventura! Deixar que as crianças falem das emoções e lembranças de cada livro é outro estímulo super legal. Garanto que todos irão curtir, que tal experimentar hoje? Brincar de ler é sempre uma delícia, agora, brincar de ler em família, é muito melhor!

2 comentários:

Fernanda MAtos disse...

Adorei!!!
Fiquei com água na boca!
Em casa fazemos a leitura antes de dormir, e a pipoca deixamos pro filme, mas vou experimentar a pipoca com a leitura, adorei!!
beijo

Dalton José disse...

Bom dia!!! foi muito bom ver este post, tenho um sobrinho de 8 anos que está com muita dificuldade de leitura vou levar alguns livros e mostrar o prazer de ler, tenho certeza que vou encanta-lo, obrigado!!