Não foi apenas um espectador atento e emocionado, Mestre Teodoro foi o grande homenageado no livro, no show e com seu jeito simples e pleno de sabedoria nos deu a grande felicidade de sua presença tão intensa.
Em 2010 fui convidada para abrir com a canção do livro a grande festa dos 90 anos do Seu Teodoro, em Sobradinho. Festa linda organizada pela família e pelos amigos do mestre. Ele nãõ viu nada, estava no hospital, mas ano passado ainda com a saúde debilitada, fez questão de ver a festa e ficou num camarote, ligado a um aparelho de oxigênio, mas curtindo com brilho nos olhos cada movimento do folguedo!
Hoje pela manhã mais uma notícia triste mexeu comigo, a morte de outro amigo e mestre, o escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Bartô, como era carinhosamente tratado pelos amigos e escritores se despediu neste janeiro, deixando de luto a poesia e a literatura. De voz mansa e serena tinha sempre erguida a bandeira da luta por um Brasil leitor. Aprendi muito com ele, aprendi a enxergar beleza onde tudo parece querer entristecer, aprendi a ouvir e observar mais do que falar, aprendi a lapidar palavras, brincar com elas, aprendi a transformar saudades e dores em versos, em prosa. Aprendi a acreditar que todos nós, em nosso cotidiano podemos espalhar a paixão pela leitura literária e foi graças ao Manifesto por um Brasil Literário, escrito por Bartolomeu e lido por ele numa das edições da FLIP em Paraty, que vi a causa da leitura crescer e se fortificar. Tenho muito orgulho de ter partilhado um pouco da grande sabedoria deste poeta e certeza de que sua obra o fará eterno!
No Salão do Livro Infantil e Juvenil da FNLIJ, no Rio, o primeiro da Luiza, em 2009.
Aqui, depois da homenagem que recebeu no Salão, autografando para outro amigo, o escritor Tino Freitas e fazendo graça para Luiza! Bartô fará muita falta!!!
Um comentário:
A tristeza fica do que nao mais deles vamos ver e ouvir, mas também o que deixaram dá ainda e para muitos trabalhar...
Que sigam seus caminhos aonde estiverem fazendo a arte perpetuar no amor que tinham.
Postar um comentário