segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dica de Leitura

A Dica de leitura de hoje vem em clima de festa e de muita festa. Maroca e Deolindo e outros personagens e festas é o mais recente livro do talentoso e multiartista André Neves. São doze contos para festejar a riqueza de nossa cultura popular. André escreveu e ilustrou todos eles, um para cada mês do ano e nos presenteia com um belíssimo calendário de cores, beleza e tradição.


Tive a grande alegria de participar em Porto Alegre do lançamento festivo de Maroca e Deolindo, numa incrível performance de leitura, André leu seus contos, acompanhado pelo violão de Antônio e apresentou o resultado da enorme pesquisa que fez sobre cada uma das festas lembradas no livro, com exibições de fotos e filmes!
Com a ajuda de Elma, a irmã também ilustradora e escritora e da turma da Paulinas, que publicou o livro, André preparou o cenário e fez o público festejar pra valer e com todos os sentidos em alerta! Teve frevo, procissão, cavalhada, romaria, São João e Natal, celebração pra tudo que é gosto. Doces, música, uma explosão de cores e a melodia sem igual das leituras dramatizadas pelo próprio autor. Um privilégio ter podido estar lá!






 O livro mal chegou às prateleiras e já está entre os seis títulos selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ para fazer parte do Catálogo White Ravens 2012, da Biblioteca Internacional da Infância e da Juventude, de Munique, na Alemanha. A Biblioteca, foi criada em 1949 por Jella Lepman, fundadora também do International Board on Bokks for Young People - IBBY. O Catálogo White Ravens é publicado Anualmente pela Biblioteca de Munique com obras selecionadas da produção mundial de literatura infantil e juvenil e lançado na Feira de Bolonha, na Itália.
E como esta é a primeira Dica de Leitura de 2012, aproveito para apresentar simbolicamente, por meio desta obra de André Neves, um calendário todo de boas leituras para o novo ano!

4 comentários:

Camila Carrossine disse...

Deve ser lindo. Fiquei curiosa para ler. Beijos!!

Alessandra Roscoe disse...

É lindo mesmo, Camila! Acho que você vai gostar!
Beijo pra você também!

Fernanda MAtos disse...

Lembrei do calendario que Clarice Lispector fez com lendas brasileiras... vou correr atras, porque adoro andre neves, valeu, bjs

KidsIndoors disse...

EU ESTAVA LÁ NO LANÇAMENTO TB!!!! Eu sabia que te conhecia de algum lugar!!! Era daqui!!! :) Que pena que não conversamos mais!!! bjão