quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como montar seu próprio clube de leitura!

Alguns dos sócios do Clube de Leitura Uni duni ler na hora das trocas de livros, fazendo pose pra foto!


É fácil, muito fácil! Como prometi, vou explicar aqui o passo a passo para a criação do Uni duni ler, o Clube de Leitura  dos bebês. O mais importante é reunir pessoas que se encontrem com certa frequência. No nosso caso, montamos com as crianças da creche onde nossos filhos estão matriculados e quase todos os membros são da mesma turma e do mesmo período, o que facilita enormemente a troca dos livros. Como selecionamos uma lista de 30 títulos infantis, indicados por uma revista, decidimos que o Clube teria 15 sócios efetivos. Cada um comprou dois dos 30 títulos e começamos as trocas, numa ciranda semanal. Estabelecemos um dia, na saída da creche para que as crianças troquem os livros, elas escolhem o que querem "ler". Nossos leitores têm entre zero e três anos de idade, por isso, os irmãos mais velhos e os pais é que mediam as leituras e participam ativamente da troca afetiva que é ler em família!

Muitos nem aguentam esperar chegar em casa, começm as leituras no chão da creche mesmo, assim sozinhos ou acompanhados dos familiares e até quem não é do Clube, curte as leituras!

 Há várias listas de bons livros indicados para a infância: Revista Crescer, que publica todo ano os 30 melhores infantis revistacrescer.globo.com , Guia IAB de Leitura, com 600 títulos que devem ser lidos antes de entrar na escola, separados por faixa etária www.alfaebeto.org.br/42 , lista dos livros indispensáveis para leitura na primeira infância do site Educar para Crescer educarparacrescer.abril.com.br/livros/index.shtml Você pode organizar o Clube no seu prédio, na escola dos seus filhos, no clube e onde seja possível reunir amigos para partilhar leituras. Nosso Uni duni ler troca os livros toda terça-feira, na creche mesmo e organiza encontros festivos com atividades de leitura, histórias, música e teatro, abertos a convidados em fins de semana.
Encontro Festivo do Uni duni ler no Jardim Botânico de Brasília, apresentação da peça teatral Deu rato na biblioteca com as escritoras Célia Madureira e Raquel Gonçalves, criadoras dos personagens Racumim e Racutia, ratos de biblioteca!



As listas geralmente trazem livros para várias idades, é legal selecionar os livros de acordo com a idade dos leitores. A logística é bem simples, alguém precisa ficar responsável pelos livros e pelas trocas, no nosso caso, fizemos uma tabela simples com a lista dos livros e os nomes dos associados. O responsável anota tudo e controla as trocas e devoluções, fazemos todas as nossas comunicações por e-mail. Dividimos custos de tudo: livros, sacolas personalizadas, atividades e lanches nos encontros festivos. As crianças estão amando e nós também! A experiência tem sido incrível!

2 comentários:

Gloria Ferreira disse...

Parabéns Ale, pela bela iniciativa de criar esse encontro de leiotores e livros. Realmente se começarmos na mais tenrra idade, teremos o hábito da leitura crescendo tão simplismente que com o passar dos anos , não conseguirão se distanciar desse "vicio"que só faz bem a saúde mental e física. A visita das Ratinhas deve ter sido um sucesso, pois elas são ÓTIMAS.
Mais uma vez, PARABÉNS !!!!

Alessandra Roscoe disse...

Glória, querida! Você tem que conhecer esta turminha!
Eles estão empolgadíssimos e nós também! No próximo encontro festivo aviso você!
Beijocas literárias!