É fácil, muito fácil! Como prometi, vou explicar aqui o passo a passo para a criação do Uni duni ler, o Clube de Leitura dos bebês. O mais importante é reunir pessoas que se encontrem com certa frequência. No nosso caso, montamos com as crianças da creche onde nossos filhos estão matriculados e quase todos os membros são da mesma turma e do mesmo período, o que facilita enormemente a troca dos livros. Como selecionamos uma lista de 30 títulos infantis, indicados por uma revista, decidimos que o Clube teria 15 sócios efetivos. Cada um comprou dois dos 30 títulos e começamos as trocas, numa ciranda semanal. Estabelecemos um dia, na saída da creche para que as crianças troquem os livros, elas escolhem o que querem "ler". Nossos leitores têm entre zero e três anos de idade, por isso, os irmãos mais velhos e os pais é que mediam as leituras e participam ativamente da troca afetiva que é ler em família!
Muitos nem aguentam esperar chegar em casa, começm as leituras no chão da creche mesmo, assim sozinhos ou acompanhados dos familiares e até quem não é do Clube, curte as leituras!
Há várias listas de bons livros indicados para a infância: Revista Crescer, que publica todo ano os 30 melhores infantis revistacrescer.globo.com , Guia IAB de Leitura, com 600 títulos que devem ser lidos antes de entrar na escola, separados por faixa etária www.alfaebeto.org.br/42 , lista dos livros indispensáveis para leitura na primeira infância do site Educar para Crescer educarparacrescer.abril.com.br/livros/index.shtml Você pode organizar o Clube no seu prédio, na escola dos seus filhos, no clube e onde seja possível reunir amigos para partilhar leituras. Nosso Uni duni ler troca os livros toda terça-feira, na creche mesmo e organiza encontros festivos com atividades de leitura, histórias, música e teatro, abertos a convidados em fins de semana.
Encontro Festivo do Uni duni ler no Jardim Botânico de Brasília, apresentação da peça teatral Deu rato na biblioteca com as escritoras Célia Madureira e Raquel Gonçalves, criadoras dos personagens Racumim e Racutia, ratos de biblioteca!
As listas geralmente trazem livros para várias idades, é legal selecionar os livros de acordo com a idade dos leitores. A logística é bem simples, alguém precisa ficar responsável pelos livros e pelas trocas, no nosso caso, fizemos uma tabela simples com a lista dos livros e os nomes dos associados. O responsável anota tudo e controla as trocas e devoluções, fazemos todas as nossas comunicações por e-mail. Dividimos custos de tudo: livros, sacolas personalizadas, atividades e lanches nos encontros festivos. As crianças estão amando e nós também! A experiência tem sido incrível!
2 comentários:
Parabéns Ale, pela bela iniciativa de criar esse encontro de leiotores e livros. Realmente se começarmos na mais tenrra idade, teremos o hábito da leitura crescendo tão simplismente que com o passar dos anos , não conseguirão se distanciar desse "vicio"que só faz bem a saúde mental e física. A visita das Ratinhas deve ter sido um sucesso, pois elas são ÓTIMAS.
Mais uma vez, PARABÉNS !!!!
Glória, querida! Você tem que conhecer esta turminha!
Eles estão empolgadíssimos e nós também! No próximo encontro festivo aviso você!
Beijocas literárias!
Postar um comentário