segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dica de Leitura

Recebi o livro Teclando com o Além -  O Xamado, escrito por Laura Bergallo, da editora Vida e Consciência, responsável pela publicação e confesso que inicialmente franzi a testa. Gosto muito do estilo leve da prosa de Laura Bergallo, escritora premiadíssima e que sabe falar com delicadeza e poesia de temas muitas vezes espinhosos. O Jogo da Memória, sobre Alzheimer já desfilou pela nossa Dica de Leitura, mas devo dizer que fiquei incomodada ao ler no título o Xamado, com "x". Resisti um pouco à leitura e justo quando tanta polêmica envolvendo formas faladas e escritas de nossa língua ocupava discussões e espaço na mídia! De qualquer forma andei com o livro pra cima e pra baixo por vários dias. Bom, minha filha mais velha viu o livro no carro, leu a quarta capa e iniciou a leitura ali mesmo! Ela que é parceira literária e leitora desde muito cedo, mas que em plena adolescência anda sem muita paciência com os livros, querendo mais o computador e menos as páginas, não resistiu à leitura imediata, tive que falar que não se deve ler em movimento e em cada sinal fechado ela retomava a leitura. Terminou o livro em poucas horas e quis dividir comigo suas impressões. Explicou-me que o título era apropriado por retratar uma aventura que começa numa conversa virtual por um site de relacionamento. O livro é indicado para jovens leitores e aborda uma realidade que faz parte do cotidiano das crianças e jovens de hoje e a escolha do "Internetiquês" para a linguagem predominante no texto faz sentido. A meninada se identifica e gosta de se reconhecer nos escritos. A partir da leitura do livro começamos em família uma discussão sobre benefícios e malefícios da internet, reflexos nos relacionamentos, na maneira de se apreender e de aprender as coisas, sobre língua e linguagem e também sobre habilidades. Escrever bem, interpretar textos e ler por prazer são habilidades que se adquire com a prática e o hábito da leitura, mas comunicar-se com rapidez, mesmo que com muitas imprecisões linguísticas é também uma habilidade que minha geração não domina como a dos jovens, tenho de admitir. A leitura do livro de Laura Bergallo foi inevitável: li e gostei do que li. A história fala de religiosidade, crenças, descrenças, modernidade, consumo, interesses e amizade, e de um jeito que atrai a turma mais crescidinha: na linguagem que faz parte do dia a dia deles. Faz pensar e envolve numa trama de aventuras e mistério, coisas que os adolescentes e pré-adolescentes simplesmente adoram, todo o enredo do livro. Contos, cantos e encantos decidiu sortear um exemplar de Teclando com o Além - O xamado, numa parceria com a editora Vida e Consciência. Para participar basta seguir o blog e responder aqui mesmo nos comentários a seguinte pergunta: você acha que a internet e as redes sociais podem ser aliadas da leitura literária? Deixe um e-mail para contato e torça! O resultado será divulgado no blog no dia 04 de agosto.

2 comentários:

Anderson disse...

Tem gente que acha que atrapalha, mas eu acho que ajuda e muito. Gosto de ler e gosto também de ler blogs, livros digitais. São coisas diferentes, mas a tecnologia acaba que aproxima e nos faz achar mais rápido o que talvez demorasse muito. Outro dia vi um livro numa série da TV que fiquei com vontade de ler, procurei na internet e consegui achar perto de mim, já estou com meu exemplar!
Eu sou o Anderson, tenho 16 anos, moro em Inhapim - MG e quero participar do sorteio do livro.
Um abraço.

Alessandra Roscoe disse...

Anderson, depois mande-me por e-mail seus endereço completo com CEP, ok? alessandraroscoe@uol.com.br
Grande abraço e boa sorte!