terça-feira, 26 de julho de 2011

Ontem o dia do Ecritor, hoje o dia da Avó!



Que delícia! Hoje é o Dia da Avó, e independentemente de ser mais uma data para estimular o comércio, como muitos insistem em ressaltar, carinho e amor nunca são demais. Elas são adoradas, podem tudo e pra desespero de alguns pais, sempre alegam que podem mesmo, que existem para deseducar, para exercitarem o amor que guardaram e não conseguiram "gastar" todo com os filhos! Seja como for, casa de vó, carinho de vó, atenção de vó são essenciais! quantos não guardam na lembrança o manancial de histórias e aconchegos protagonizados por elas, as avós! Eu me lembro bem do jeito carinhoso que minha avó materna, Rosita Pontes, chamava os netos e netas: negunchos e negunchas, lembro da espera no alpendre da casa amarela com a botija de doce de leite e quando chegávamos de viagem, íamos direto ganhar os beijos e as colheres pingando doce, um sabor inesquecível. Lembro-me também com saudade das histórias e leituras da minha avó paterna, a vó Zezé, animada, divertida e sempre pronta a inventar mundos para alegrar os netos! E justiça seja feita, tinha um cafuné gostoso e fazia o melhor docinho de abacaxi do mundo! As duas se foram cedo, mas hoje eu partilho a alegria de ver os meus filhos curtindo a seu modo cada uma das avós e ainda a "bisavovó", já pensaram? Se vó é mãe duas vezes e sem perturbar, imagina o que são as bisas? contos, cantos e encantos celebra o dia de hoje indicando duas leituras bem legais pra dividir com a vovó: Avó maluca lelé da cuca e avó pirada da pá virada, do Jonas Ribeiro, com ilustrações de Osorio Garcia, da Franco Editora e Bisa Bia,Bisa Bel, de Ana Maria Machado, ilustrações de Mariana Newlands, editora Salamandra!

Nenhum comentário: