terça-feira, 5 de julho de 2011

Clube de leitura - Encontro Festivo 03/07/2011

Foi tão legal, que nem sei se consigo descrever. quando os primeiros leitores chegaram, a toca de Racumim e Racutia já estava montada no anfiteatro do Centro de Visitantes do Jardim Botânico, eles pergutaram e já estavam curiosos, pois no estacionamento um "ratomóvel" com orelhas, bigodes e rabo de rato chamava a atenção de todos. 
Arthur e André Rocha posando com o "ratomóvel"de Racumim e Racutia!

Como o dia seria de histórias, teatro sobre o amor aos livros e com muitos convidados, enquanto esperávamos a chegada de todos, as leituras foram a diversão das crianças e dos pais, antes do início da peça teatral Deu rato na biblioteca, encenada pelos personagens Racumim e Racutiacriados pelas escritoras e professoras Raquel Gonçalves e Célia Madureira, da Casa de Autores de Brasília, todos já estavam a postos...

 ... espalhados em toalhas e cangas no chão mesmo, ao lado de papais, mamães e irmãos mais velhos. Aliás os irmãos mais velhos (e nem tanto assim, alguns com quatro, cinco, seis ou oito anos de idade) andam reinvindicando a sociedade no Clube Uni duni ler, alguns alegam que são os responsáveis pela leitura em casa de muitos livros e até pela escolha dos títulos no dia da troca!

 Todos sabiam que a apresentação seria sobre histórias e livros, teve até quem não resistisse aos livros do cenário, da biblioteca do Racumim. Bom demais ver os pequenos tão apaixonados pelos livros e sabendo que eles guardam maravilhas!

 Quando Racumim saiu da toca, a surpresa foi geral, todos quietos e interagindo com o ratinho leitor, mesmo os menores que geralmente se assustam com caracterizações ficaram em estado de graça! Uma graça!
Preciso dizer mais? Este é o João Henrique, o leitor mais novo do nosso Clube e com nove meses e que sabe muito bem brincar de ler!

 Quando Racumim começou a soletrar trechos do livro o Passarinho e o menino todos ficaram atentos, sabiam que o presente era para cada um!
 Mais gente foi chegando e foi ficando, no fim tínhamos mais de cem pessoas querendo saber detalhes sobre o Clube e as leituras!
Racumim e Racutia podem se orgulhar, pois ali mesmo depois das apresentações e durante o piquenique coletivo com sorteio de livros, outros quatro clubes de leitura surgiram. Isso é o que eu chamo de verdadeiro encantamento.
E como muita gente tem me perguntado como fazer para participar prometo publicar em breve um passo a passo para todos que quiserem montar no seu prédio ou na sua escola um clube como o nosso. O Uni duni ler é fechado, somos quinze famílias todas com filhos na mesma creche, o que facilita os encontros e as trocas de livros. Temos vários amigos do Uni duni ler que participam dos encontros festivos, mas aviso que é muito fácil formar seu próprio clube de leitura.

2 comentários:

CRISTINA SÁ disse...

Olá! Alessandra,
Passei por aqui e não pude deixar
de comentar.
Que lugar lindo! Que dia lindo
para um evento como este!
Os pequenos devem ter adorado a
apresentação de RACUMIM E RACUTIA,
com a peça DEU RATO NA BIBLIOTECA.
Fiquei encantada com a expressão de
alegria do bebê João Henrique.
Parabéns, mais uma vez ao projeto
UNI DUNI LER.
bjs
CRISTINA SÁ do blog:
http://cristinasaliteraturainfantil
ejuvenil.blogspot.com

Alessandra Roscoe disse...

Foi mesmo um dia muito especial, Cristina, você iria adorar, tenho certeza!
Grande beijo!