sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Infância e Paz - Semana de Valorização da Primeira Infância no Senado Federal

Muitos encontros, uma programação maravilhosa, intensa e totalmente gratuita! Assim foi o Seminário Infância e Paz que norteou a III Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, realizada de 16 a 19 de novembro no Senado Federal. Com o tema: A importância dos primeiros laços entre o bebê e os cuidadores, o encontro reuniu profissionais do Brasil, da França e do Reino Unido nas áreas de saúde, educação, gente ligada à arte à literatura e ainda os parlamentares para debater e trocar experiências. Além de audiências públicas, mesas temáticas e debates, a programação ofereceu cursos e oficinas. Foram momentos muito ricos para todos os que participaram. O encontro acontece graças ao empenho pessoal de Lisle Lucena que se dedica durante todo o ano a organizar e viabilizar a Semana de Valorização da Primeira Infância.

                                           No meio de tanta discussão e tantos trabalhos magníficos, os encontros e as parcerias que surgem despretensiosas e repletas de possibilidades!

Assim, impactados por uma causa única, juntamos força para fazer com que o Pacto Nacional pela Primeira Infância não seja apenas de uns, mas de 195 milhões de brasileiros. Na foto: João Augusto Figueró, do Instituto Zero a Seis, a psicóloga Teresa Raquel Santos ( agachada), Gian Calvi e Lucíla Martinez, do Crianças Criativas, Carla ( Zero a Seis), a escritora Renata Bomfim e eu.
                                          Com os queridíssimos Gian Calvi e Lucíla Martinez, comandantes de belíssimas iniciativas pelo país em prol da primeira infância e da Família! Partilhamos de muitas paixões, como a Literatura Infantil e inúmeras convicções, como a de que é preciso fazer sonhar para poder realizar sonhos!

                              Durante minha oficina sobre a importância da leitura para bebês e do "Aletramento" literário como formador de laços afetivos. Uma plateia atenta, empolgada e participativa com a qual pude partilhar algumas das minhas experiências pessoais na formação de leitores!
                   Falamos das trocas sensoriais e pude com fotos e videos demonstrar alguns dos resultados práticos das leituras para o ventre que fiz desde que engravidei de minha primogênita, hoje com 12 anos. O livro gigante do Jardim Encantado - obra minha com ilustrações de Beatriz Roscoe, publicada pela Franco Editora -  fez sucesso por lá. Nele, cada página trabalha um dos 5 sentidos, o material foi idealizado e confeccionado pela educadora Claudia Weber e realmente gratifica todos os nossos sentidos!

                                   Deixei o miniauditório do Interlegis na noite do dia 18 de novembro plena e realizada com as tantas trocas que aconteceram durante a oficina. Outras virão, podem ter certeza. A todos que participaram, meu agradecimento!

2 comentários:

Renata Bomfim disse...

OLá Alessandra, tudo bem?
Que grata surpresa conhecer o seu cantainho de histórias e encantamento. Dividimos o amor pela literatura,assim tantas coisas boas se multiplicam. Infelizmente não pude conhecê-la melhor, tive que repassar minha apresentação não pude estar na sua palestra. Mas te deixo meu abraço e espero que possamos no encontar uma hora dessas. Ficarei feliz com suas impressões sobre o MIna.
Abraços eco-fraternos e literários
Renata Bomfim/ES

Alessandra Roscoe disse...

Renata, adorei conhecer você também!
Beijo!