quarta-feira, 14 de julho de 2010

Em plena era da tecnologia descartável, não filmei, ou fotografei um momento de rara beleza!

Parece brincadeira, em tempos de câmeras ultramodernas em celulares, I-pods e até em canetas, ao alcance de todos, perdi a chance de eternizar um momento maravilhoso em imagem e, principalmente, em som. Luiza, que aprendeu a compartilhar a paixão pela literatura, quando ainda estava na barriga, graças às leituras minhas e dos irmãos mais velhos, mais que abraçar livros e fazer suas próprias leituras de páginas, afetos e mundos, agora resolveu multiplicar seu encantamento. A pequena, hoje com um ano e sete meses, começa agora a falar as primeiras palavras mas já é uma veterana no mundo dos livros, escolhe os que quer "ler" e chega a ser autoritária quando nos exige a leitura compartilhada. Adora poesia e fica toda prosa quando percebe que o livro que escolheu na estante para ser lido para ela, prende a atenção de outros em casa! Mas dia desses não quis saber só de ouvir as nossas leituras para ela, sentou no berço, colocou as bonecas e uns ursos sentadinhos, pegou uma edição bem velha do Patinho Feio e leu em voz alta, passando as páginas e mostrando as ilustrações para os brinquedos. Fez caras, bocas e entonações dignas de contadora de histórias e eu, orgulhosa e louca por não ter uma filmadora por perto, nem um celular, não quis perder nenhum segundo daquela maravilha que presenciava, quietinha, em êxtase, fiquei, ouvindo o balbuciar daquele Patinho Feio em "Bebebês" para bonecas e ursos. Foi a primeira mediação de leitura da Luiza! Tenho certeza de que muitas outras virão. Agora o celular fica sempre no quarto dela! Para os casos de emergência!

4 comentários:

Jaque Flores disse...

Fiquei emocionada com esse momento tão mágico, ela deve ter um exemplo muito bom em casa para desde cedo fazer o que fez!
Pode acreditar que aí já tmeos uma grande contadora de histórias!

Pode usar as próximas imagens para uma nova camapanha: "Filha, leia pra mim?"

Silvana disse...

Alessandra, é realmente emocionante o seu relato! Conheci hoje o seu blog e estou adorando. Eu queria compartilhar o meu blog com você. Se você tiver interesse, dê uma olhada:

Leitura em Família
http://leituraemfamilia.blogspot.com/

Um abraço e mais uma vez parabéns!
Silvana

Alessandra Roscoe disse...

Silvana, seja sempre muito benvinda! vez ou outra paseio também por seu blog!
Grande beijo.

Alessandra Roscoe disse...

flowers, foi bem emocionante! gostei da dica, aqui em casa os filhos não são apenas inspiração, são também parceiros e nos indicam muitas leituras e lêem pra nós, uma alegria!
Beijo.