segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dica de Leitura

Depois de alguns dias longe de quase tudo e muito, mas muito perto dos livros na 12ª edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no Rio de Janeiro, volto a este espaço em dia de Dica de Leitura e foram diversas e encantadoras as várias leituras que fiz por lá. Livros novos de amigos queridos, amigos novos e um presente especial demais: ouvir a artista plástica e criadora de belos livros de imagem, Suzy Lee falar de suas histórias. Eu já conhecia Onda ( Editora Cosac Naif), que até indiquei aqui,

 mas fui apresentada por ela aos outros títulos: Alice nos país das Maravilhas, Espelho ( também publicado no Brasil, pela Cosac Naif)


 e Sombras, que só chegará aqui no ano que vem. Suzy nasceu na Coreia do Sul e hoje vive em Cingapura e tem uma relação com as imagens e com o objeto livro que nos remete ao seu universo imaginativo de forma inusitada. Para ela, o meio do livro, a divisão entre as páginas, não é apenas um detalhe, é a fronteira entre o real e o imaginário que permeia todo o processo criativo de suas histórias, famosas mundialmente pela simplicidade, que se transforma em conteúdos de extrema riqueza visual e imaginativa. Espelho é outra narrativa sem palavras, como Onda, que com poucas cores e uma delicadeza ímpar, mergulha na relação simbólica entre o que somos e o que refletimos. De maneira poética, a autora nos convida, pelo olhar de uma menina que descobre o seu reflexo no espelho e brinca com ele, a descobrir também nossas fronteiras, a experimentar entrar pelo espelho, misturar realidade e fantasia. Uma história encantadora e instigante, que faz pensar!
Abaixo, a Suzy, durante o Salão do Livro no Rio apresentando a boneca de Sombras:



Um comentário:

Ana Maria disse...

Parabéns! Grandiosa criatividade!
Beijinhos abençoados!