segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Dica de Leitura

Para criar passarinho, é daqueles livros inesquecíveis que temos a vontade de abraçar muitas e muitas vezes. É poesia do mais alto quilate, aliás como tudo que passa pela alma do escritor Bartolomeu Campos de Queirós. É daqueles livros que não conseguimos ver sozinhos. Aprendi com o próprio Bartolomeu que "beleza é tudo aquilo que a gente não consegue ver sozinho", quando uma coisa é bonita demais, de tão grande não cabe dentro da gente, temos vontade de mostrar, de dividir, de fazer com que outras pessoas que amamos e mesmo as que nem conhecemos sintam a mesma plenitude que nós sentimos quando estamos diante de algo belo!
A primeira edição era da Miguilin com ilustrações maravilhosas de Walter Lara. Podíamos ouvri os passarinhos a cantar de tão inspiradoras que eram as imagens de pássaros traçadas pelo Walter. Não tenho a edição antiga, mas encontrei uma nova, com outra cara, outra proposta e o mesmo texto do Bartô, sempre imperdível pra quem ama a prosa poética e filosófica desse mineiro incomparável!



 Para criar passarinho, agora tem nova edição, lançada em 2009 pela Global e com projeto gráfico de Guto Lacaz. Um livro encantador e desconcertante de tão belo! Devo confessar que sinto falta dos pássaros do Walter Lara, mas a saudade também é poética e só de ter a chance de dividir novamente a poesia do Bartolomeu com quem quiser, já me encho de felicidade!


Ficou com água na boca? Então, ouso, emprestar minhas asas e repetir aqui as palavras do Bartoloemu, para incentivar o voo de quem quiser se aventurar pelo infinito com os passarinhos do escritor que na infância jogava sal de cozinha nas poças de água da chuva pra inventar seu próprio mar:

"Para bem criar passarinho é conveniente amar as quedas


de cachoeiras, as águas evoluindo nos rios e barulhos

de chuva sobre as telhas, imitando grãos em peneira.

Isso se faz possível se houver liber dade para as buscas,

tempo para a solidão e saudades mansas de

outros lugares ainda por conhecer."

Bartolomeu Campos de Queirós em Para criar passarinho

Nenhum comentário: