quinta-feira, 6 de maio de 2010

Campanha por mais livro e leitura na TV ganha apoio parlamentar

A Campanha por mais livro e leitura na programação das tvs abertas ganhou hoje o apoio da Senadora Patrícia Saboya do PDT, do Ceará, que coordena no Senado a Frente Parlamentar pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Agradeço imensamente a seriedade com que a campanha vem sendo tratada desde novembro do ano passado e espero que a mobilização seja cada dia maior, afinal, ler é um grande prazer que não pode ser privilégio de poucos, como ainda é.

Abaixo a declaração da senadora:


“Criar o hábito da leitura também fora da escola é fundamental para desenvolver a capacidade cognitiva e a criatividade e ampliar a visão de mundo das nossas crianças e adolescentes, transformando-os em cidadãos mais preocupados com a coletividade. A mídia é um instrumento extremamente importante nesta caminhada pela formação de novos leitores. Fazemos um apelo para que os autores de novelas, minisséries, especiais e outros programas de ficção, além dos apresentadores e roteiristas de programas de auditório, especialmente das TVs abertas, levem o livro e o ato de ler para dentro de suas histórias e discussões. Raramente, vemos crianças, adolescentes, jovens e mesmo adultos lendo um livro, recomendando-o a um amigo ou comentando seu conteúdo na programação das TVs. Não deixamos de reconhecer que esse cenário está mudando aos poucos, mesmo que timidamente. Alguns apresentadores, como Faustão e Luciano Huck, da TV Globo, já mostram sensibilidade para tratar o tema da leitura e do ensino da língua portuguesa em seus programas. Mas é preciso avançar muito mais. Imaginem se Luciana, a jovem que ficou tetraplégica em Viver a Vida (a novela das 21 horas da TV Globo), por exemplo, indicasse em seu blog um bom livro? Imaginem se a menina Rafaela ganhasse de presente de seu padastro argentino em seu aniversário um clássico da literatura infantil como “O Menino do Dedo Verde”, de Maurice Druon? Com certeza, isso geraria uma corrida por estes livros. Por esse motivo, não só apoiamos como aplaudimos a “Campanha por mais livro e leitura na Programação das TVs Abertas”.


Senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), coordenadora, no Senado, da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

Nenhum comentário: