quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Projetos de Leitura

O projeto de incentivo à leitura “Ler é Bom, Experimente!", criado em 2000 pelo escritor Laé de Souza, que tem o patrocínio pelo segundo ano consecutivo da Companhia de Seguros Aliança do Brasil, empresa do Banco do Brasil, e o apoio do Ministério da Cultura, está com as inscrições abertas a partir de 15 de janeiro de 2009 pelo site www.projetosdeleitura.com.br.
O programa é voltado às escolas da rede pública de todo o país, com turmas a partir da 6ª série do ensino fundamental e tem como objetivos incentivar o hábito da leitura e escrita e estimular a criação de textos, performances, discussões e debates nas salas de aula. Esta iniciativa já atingiu cerca de 2 mil escolas com a participação de 80 mil alunos em todo o país. Neste ano, 500 escolas participarão do projeto e receberão gratuitamente 38 exemplares do livro de crônicas Acontece... e material didático: folhas pautadas para redação, questionários e o Manual do Professor com sugestões para dinamizar a leitura em sala de aula e plano de aplicação do projeto. Na etapa final, os alunos que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com outra obra do autor. As obras utilizadas nesta edição do projeto são Acontece... e Espiando o Mundo pela Fechadura, de autoria de Laé de Souza, publicadas pela Editora Ecoarte, já revisadas segundo as normas do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, promulgado pelo Decreto 6.583, de 29/09/08, em vigor a partir de 2009. Os textos retratam o cotidiano de pessoas comuns, situações inusitadas e personagens marcantes, sempre com abordagem bem-humorada e leve, embora crítica, e linguagem coloquial, o que facilita a compreensão dos textos. Laé de Souza é autor de vários projetos de leitura em execução há dez anos, apoiados pelas leis de incentivo à cultura, focados nas escolas da rede pública, parques, praças, hospitais, transportes coletivos, hipermercados e outros, com o intuito de formar leitores de todas as etnias, faixas etárias, credos e classes sociais. Inscrições de 15 de janeiro a 30 de março de 2009 pelo site www.projetosdeleitura.com.br Informações: (11) 2743-9491 e 2743-8400

4 comentários:

Jaque Flores disse...

Olá! participei do "Projeto Ler é Bom, experimente", ano passado e gostei muito!
Os alunos adoraram o livro e fizeram textos gratificantes!

Um abraço!

Rosana disse...

Olá caros leitores...concluímos o projeto "Ler é bom, experimente!"na escola em que trabalho e meus alunos adoraram!!
Deixo aqui meu sincero agradecimento e parabenizo o escritor Laé de Souza pelo excelente trabalho desenvolvido. Seus textos possuem uma linguagem clara e objetiva, o que facilita o acesso e o gosto da leitura pelos nossos alunos carentes dessa cultura!!!
Bjs quentinhos no coração de todos!!!
Professora Rosana Nobre

Anônimo disse...

Achei muito boa a ideia do projeto!
Quero trocar ideias.

Roseane disse...

O projeto "Ler é bom experimente!" sem sombra de dúvida é um grande incentivo para leitura na sala de aula, pois as escolas sofrem muito com essa deficiência, e para que quebre com esse paradigma é preciso que haja um método, um meio para incentivar e motivar os alunos para o ato da leitura, é o que o projeto "ler é bom experimente!" nos proporcionu. Muito interessante, adorei.