domingo, 10 de agosto de 2008

Conversa Informal com Fernanda Lopes de Almeida


Em 1971 uma carioca apaixonada por histórias criava uma das personagens mais
encantadoras da nossa literatura infantil: Clara Luz - uma fadinha de 10 anos de idade, cheia de idéias, e que, cansada das regras estabelecidas pelo Livro das Fadas, resolve fazer tudo diferente. Até então todo o poder das varinhas de condão só servia para desencantar princesas e para fabricar tapetes voadores. Cansada dessa monotonia, Clara Luz decide colorir a chuva, dar voz aos relâmpagos, brincar de modelar as nuvens, ensinar balé às estrelas e até ampliar seus conhecimentos recebendo aulas de "horizontologia"! Para desespero da Fada-Mãe e de todas as outras fadas do céu, Clara Luz não teme as possíveis punições da Rainha das Fadas e faz tudo o que acha que vale a pena fazer. Com este enredo ousado, A Fada Que Tinha Idéias, de Fernanda Lopes de Almeida, pode ser considerado um dos maiores sucessos editoriais do país. Há 37 anos agrada aos críticos, já vendeu e continua vendendo milhares de exemplares, está na 28ª edição, ganhou vários prêmios, virou peça de teatro, também premiada, e o mais importante: em todo esse tempo conquista crianças e adultos de diversas gerações. Com 15 títulos publicados, dois em preparação e muitas traduções, como a de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, Fernanda é um fenômeno que, apesar de todo o sucesso, consegue ser quase uma desconhecida, mesmo para seus leitores. As entrevistas são raras e suas fotos não aparecem nos livros. Assim como as fadas, Fernanda é meio etérea, habita o imaginário de tanta gente há várias décadas e, entretanto, quase nunca é vista. Modesta, conseguiu que um de seus desejos fosse realizado com a força de muitas varinhas de condão: não quis ter a imagem divulgada, preferiu que conhecessem sua obra. E que obra! Mas como toda curiosidade deve mesmo ser premiada, a nossa já foi com o doce sorriso desta incrível escritora, tão sumida dos meios de comunicação e tão presente no coração
dos leitores. Com vocês: Fernanda Lopes de Almeida!

Entrevista
Biografia
Bibliografia

10 comentários:

Marcelo Maluf disse...

Olá, adorei tudo no blog de vocês! Parabéns! Gostaria muito que vocês conhecessem o meu blog:

LABIRINTOS NO SÓTÃO:
http://www.labirintosnosotao.com

Um forte abraço,
Marcelo Maluf

Alessandra Roscoe disse...

Obrigada, Marcelo.
Passearei também pelos labirintos do sótão!
Grande abraço e volte sempre!

Anônimo disse...

A simplicidade das respostas mostra uma sabedoria que só os anos dão. Que delícia!!! Parabéns Lê, parabéns Fernanda...

Anônimo disse...

a simplicidade das respostas denuncia uma sabedoria saborosa...Parabéns a ambas!

Anônimo disse...

Olá! Parabéns pela entrevista, adorei e será muito útil. Tenho uma amiga que está fazendo mestrado e utilizando os livros de Fernanda L. de Almeida, é realmente dificil encontrar material sobre a vida desta autora. Não consegui abrir o link da bibliografia da autora, teria como mandar por e-mail?
Obrigada
Neire
neirelise@gmail.com

Anônimo disse...

Olá!Também gostei muito da entrevista com Fernanda L. de Almeida. Se vocês tiverem alguma outra referência biografica em ficaria agradecida se tivesse como manda por email: (poetisa85@yahoo.com.br), pois estou fazendo um trabalho sobre uma obra dessa autora e não encontro quase nada da vida dela.

Tome Chá de Fita disse...

Olá,
Parabéns pela bela entrevista.
Sou produtor de teatro e estou querendo montar uma obra da Fernanda Lopes de Almeida, você teria como me passar o contato dela?
Tentei contato com a editora, mas não me respondem.
E aproveito para lhe convidar para um chá

http://tomechadefita.blogspot.com/
Deguste a vontade...

Douglas Rosa

Maria Isabel e Malu disse...

Olá Fernanda. Somos do colégio Estação do Aprender Rj-Niterói.
O meu nome é Maria Isabel e o da minha amiga é Malu, adoraaamos o seu livro A Fada que tinha ideias e estamos trabalhando com ele na escola.Somos suas fãns e queriamos agradecer por fazer livros tão legais. A minha amiga Malu já trabalhou com esse livro em outra escola também.
Somos adoradoras de seus livros e pra você queriamos mandar um grande beijo, e queriaos perguntar se você pode vir aqui na escola. Entre em contato em georia.regina@yahoo.com.br.
Esse é o e-mail da nossa professora Geórgia e estamos no 3 ano. Ou nós podemos te visitar você em um lugar que você puder.
Um beijo GRANDE da Malu e da Maria Isabel.
xoxoxooxoxoxoxoxoxoxo!!!!!!!!A e por favor,os nossos amigos Lucca e Caio irão botar uma sugestão de livro aceite por favor.

lucca collares e caio pereira disse...

GOSTARIA DE FALAR COM FERNANDA LOPES DE ALMEIDA.GOSTAMOS MUITO DE SEU LIVRO A FADA QUE TINHA IDEIAS
EU TENHO UMA IDEIA PARA
VC,FAZ UM LIVRO CHAMADO A UVA VIAJANTE POR FAVOR ESCREVA QUE A IDEIA FOI DE CAIO PERERA,LUCCA COLLARES,MALU AGRA E MARIA ISABEL. PARA TE AJUDAR A UVA VIAJANTE VIAJA POR MUITOS PAISES E CONHECE OS COSTUMES VC.TEM COMO VIR AQUI?
SE TIVER INTERESSADA ENTRE CONTATO COM ESTAÇÃO DO APRENDER.26107576 ATÉ EM BREVE.NITERÓI

Pati Ottoni disse...

Olá! Sou coordenadora pedagógica do Colégio Monteiro Lobato em Mogi Guaçu.
Nossos alunos do 2º ano A gostariam de escrever uma cartinha para a Fernanda Lopes de Almeida.
Eles queriam sugerir um novo final para uma das histórias de Fernanda. Mas, infelizmente, não temos o contato dela...
Se vocês puderem nos ajudar enviem um e-mail para patricia@colegiomlobato.com.br
Vamos ficar muito muito muito felizes com uma reposta!
Desde já agradecemos
Patricia Ottoni