terça-feira, 5 de março de 2013

Encontro Festivo Uni duni Ler com Jonas Ribeiro

Era pra ser uma manhã chuvosa. A meteorologia e o histórico dos dias e noites anteriores  não permitia que abríssemos janelas e tivéssemos esperanças de sol a brilhar na alma! Diante da probabilidade de 80% de chuvas com pancadas e trovoadas, coloquei, por via das dúvidas, um ovo na cerca pra Santa clara, pois não tenho muro, passei dois dias fazendo a dança da chuva de ré e fui presenteada com uma manhã de domingo ensolarada em todos os sentidos. Pulei bem cedo da cama para acompanhar a preparação dos sucos que seriam servidos durante a quinta edição do Encontro Festivo do Uni duni Ler, preaparei toda a parafernália pra levar ao Jardim Botânico ( inclusive rodos e panos para o caso de ter que cuidar de alguma goteira intrometida, já que choveu a noite toda e a madrugada de sábado para domingo), ganhei a ajuda preciosa do Felipe e da Luiza, que se empenharam em carregar e descarregar o carro, montar os tapetes de EVA e organizar o cenário no Centro de Visitantes para a magia das histórias do Jonas Ribeiro. Guillaume Petitgas, chegou em seguida com as delícias da La Boulangerie e aí foi só esperar um pouco pra dar início à nossa festa. Com os livros da mala do Uni duni Ler espalhados no tapete, as crianças experimentando aos poucos histórias novas e partilhando leituras, começou o nosso Encontro! Ao todo 128 pessoas, miúdos e graúdos, criançcas de todas as idades, sem cabelos, com pouco ou muito cabelo, com cabelo branco, pintado e todos, todos chovendo sorrisos. Apresentei a experiência do Uni duni Ler, um clube de leitura que espalha o prazer de brincar de ler, chamei o nosso convidado da vez, o escritor e contador de histórias Jonas Ribeiro e a alegria tomou conta de tudo! A equipe da TV Brasil, que prepara uma série de cinco programas sobre Literatura Infantil, acompanhou tudo bem de pertinho. Jonas abriu seus baús, envolveu a todos com suas histórias e seu encantamento e colou no rosto de cada um dos presentes um sorrisão que ainda está durando! Alguns momentos foram mágicos demais. Um deles vale o relato: enquanto contava a história da Avó maluca Lelé da Cuca e avó pirada da pá virada, em que ele, Jonas, sonha ganhar um livro de presente de uma das avós e as duas só o presenteiam com chapéus e instrumentos, ele no auge da empolgação reclamou insistente que queria ganhar era livro, não mais chapéus e instrumentos e várias crianças se levantaram, pegaram os livros da mala que ainda estavam espalhados no chão para presenteá-lo. Foi bonito de ver, emocionante. Quem só estava passeando pelo Jardim Botânico não conseguiu resistir ao encantamento do escritor e suas histórias incríveis. Parou pra ver e ficou. E depois destas palavras, convido vocês para se encantarem com algumas das muitas imagens que ficarão guardadas na memória deste dia tão feliz:





















O álbum completo com todas as fotos do Encontro pode ser acessado: aqui . Agradeço a todos que tornaram possível esse encontro e ao apoio sempre tão maravilhoso da La Boulangerie e do Jardim Botânico de Brasília. Não posso deixar de registrar também as presenças dos Roedores de Livros com Ana Paula Bernardes e o escritor Tino Freitas, do escritor e editor Álvaro Modernel e da escritora e livreira Iris Borges. E que venham os próximos encontros!

5 comentários:

Luciana Monteiro Almeida Juliano disse...

Parabéns Alessandra pelo Encontro Festivo do Uni duni Ler,muito lindo. Quando eu crescer quero ser igual a você. Bjus Luciana Almeida Juliano

Luciana Monteiro Almeida Juliano disse...

Parabéns Alessandra pelo Encontro Festivo do Uni duni Ler,muito lindo. Quando eu crescer quero ser igual a você. Bjus Luciana Almeida Juliano

AlexandreAR disse...

Obrigado, Alessandra, por ter proporcionado uma manhã formidável para todos nós. Com certeza um programa para todas as idades: filhos, pais e avós.

Alessandra Roscoe disse...

Imagina, Luciana! Seu trabalho é grande e seu carinho com o meu trabalho e com a literatura me comove! Um grande beijo!

Alessandra Roscoe disse...

ALexandre, eu é que devo agradecer o empenho de sempre, seu e dos sócios e amigos do Uni duni Ler! Sem vocês nada disso seria possível! Para mim é uma alegria poder partilhar momentos assim!
Grande abraço!