segunda-feira, 25 de março de 2013

Crianças e livros para celebrar o mês da Leitura que está chegando!

Abril é considerado o mês do livro por ter datas importantes para a Literatura: No dia 02/04 é celebrado no mundo todo o Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi escolhida no dia de nascimento de um dos maiores escritores de contos infantis: o dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de clássicos como Patinho Feio, O soldadinho de chumbo, A pequena sereia, A roupa nova do rei e tantos outras histórias. O dia é comemorado em mais de 60 países como forma de incentivar, principalmente nas crianças, o gosto pela leitura. No dia 15/04 é comemorado o Dia do Desenhista. Nós que amamos livros para crianças sabemos a importância que tem esse profissional, afinal as ilustrações são fundamentais nos livros infantis e muitas vezes a narrativa até dispensa as palavras. No dia 18/04, o Brasil comemora o Dia Nacional do Livro Infantil e escolheu este dia por ser a data de nascimento de um dos nossos ícones da literatura infantil: Monteiro Lobato. Finalmente, no dia 23/04, celebra-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. E já no primeiro dia de Maio, além do Dia do Trabalho, comemora-se também o Dia da Literatura Brasileira. É muita data pra festejar e por isso mesmo Contos, cantos e encantos decidiu celebrar com várias ações de leitura! A primeira delas a criação de uma galeria de fotos de crianças lendo, inaugurada hoje mesmo com algumas fotos bem especiais:

 Tatiana Miari e a filha Natália de dois anos leitura durante a ciranda do Clube Uni duni Ler

 Paulo e Carlos também no Uni duni Ler...
 Gabriel, filho do escritor e ilustrador carioca JP Veiga. Depois de ler o livro Não é uma caixa, Gabriel pediu ao pai para fotografá-lo assim e prova que com imaginação, nem tudo é o que parece ser!

 Luiza desde a barriga, fã dos livros de Ricardo Azevedo,  aos sete meses de idade em 2009, passava horas folheando e lendo sozinha os livros que tinha como dela!

 Bia também começou a ler quando ainda morava na barriga, nesta foto estava "lendo em bebebês"em alto e bom som o seu primeiro livro de banho, em 1998.

 Felipe foi o primeiro mediados de leituras da Luiza depois da barriga, aqui no primeiro dia dela em casa, o irmão fez questão de apresentá-la ao livros em 2008.

Natalie Alves Pedersen, filha da escritora Simone Pedersen no berço quando morava na Dinamarca, fazendo sua leitura de ninar em 2001.

Gostou das fotos, tem alguma bacana pra nos mandar? É só encaminhar para alessandraroscoe@uol.com.br
O canal infantil da EBC também vai publicar as fotos!

3 comentários:

angela leite disse...

Querida Alessandra, que bela homenagem você presta no blogue a tantas datas importantes para todos nós, autores, e de que eu nem me lembrava! Adorei ver o filho do JP dentro de uma caixa-berço! E também a filha da Simone, lendo na cama... É o que faço todos os dias, mesmo que digam que não é um bom hábito para a coluna!
Parabéns, querida! Beijos,
Angela

angela leite disse...

Alessandra querida, parabéns por essa bela homenagem a datas tão importantes para nós, autores, e de que eu ou não tinha ideia ou não me lembrava!... Muito legal o filho do JP em sua caixa-berço. E a filha da Simone "lendo" na cama, coisa que faço diariamente, ainda que não seja muito recomendável para a coluna e para o sono... Beijo grande,
Angela

angela leite disse...

Ale, esta é minha terceira tentativa de postar um comentário! Parabéns pela gostosa homenagem que você presta a datas tão importantes para todos nós, autores!
Adorei ver o filho do JP em seu berço-caixa! E a filha da Simone, "lendo" na cama, coisa que faço todos os dias, mesmo que médicos não considerem um bom hábito para a coluna e para o sono.
Beijão,
Angela