segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dica de leitura

No clima da Festa Literária de Pirenópolis, a dica de leitura de hoje vem com três indicações de autores que estiveram na Flipiri e encantaram muita gente:



O menino que vendia palavras, considerado o livro do ano de ficção no Prêmio Jabuti, um dos mais respeitados do país, traz a história doce e divertida de um menino esperto que encantado com o conhecimento do pai sobre o signaificado das palavras, resolve tirar onda com os colegas e amigos e até ganhar um trocado vendendo explicações. O texto é do Ignácio de Loyola Brandão, amigo novo, que ganhei depois da festa da literatura em Piri, mas que parece morar desde sempre em meu coração, parece ter desde sempre ter invadido sonhos e quintais da infância junto comigo, parece desde sempre pescar as lembranças que ainda serão história. As ilustrações são de Mariana Newlands. A história é uma delícia! O livro é da editora Objetiva e nos faz embarcar no mundo encantador das palavras.



Outra história adorável é a que guarda este lançamento da editora Elementar: Dez Motivos Para Amar os Livros, do Jonas Ribeiro. Um livro costurado com os fios da paixão pela leitura e bordado delicadamente por Lúcia e Tati Toledo. Tive a oportunidade de ver os originais da ilustração feita toda com tecido e linha. Mãe e filha alinhavaram também seu amor pelos livros e, juntando retalhos e pontos bordaram esta linda hiostória!


Outra história apaixonante é a do Hermes Bernardi Jr, que tece memórias e nos convida a embarcar numa caixa cheia de surpresas. É um rinoceronte dobrado, saiu pela Projeto e tem ilustrações de Guto Lins. Um poema-brincadeira sobre o tanto e o tudo que alguém poderia guardar de lembrança numa pequena caixa de sapatos. A publicação é para crianças de todas as idades e oferece uma imersão num conjunto superintenso de imagens visuais e verbais. Guto ilustra de forma inusitada as piruetas poéticas de Hermes. O resultado só poderia ser uma leitura que surpreende, que faz rir e que faz pensar.



Nenhum comentário: