quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

No último dia do ano...

O texto é do saudoso Quintana, o lindo cartão, da amiga querida e talentosa ilustradora, Marília Pirillo que publico aqui com meus votos de um 2011 esplendoroso pra todos nós!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dica de Leitura

A última dica de leitura do ano vem com sabor de descoberta, ou de redescoberta. Remexendo a estante dos favoritos encontrei nesta última segunda-feira de 2010 o livro Histórias para aprender a sonhar - contos de fantasia de Oscar Wilde. Um livro repleto de agradáveis surpresas. A primeira delas: descobrir um Oscar Wilde focado no imaginário infantil e tão pleno de fantasia e encantamento. As histórias são arrebatadoras e de uma densidade poética impressionante. Wilde tornou-se conhecido no mundo inteiro com a obra O Retrato de Dorian Gray, que virou peça de teatro e filme e foi traduzida para várias línguas, mas pouquíssimo de seu trabalho chegou até nós. Nesta compilação de textos infanto-juvenis, a Companhia das Letrinhas resgata parte da extensa obra de Wilde, dramaturgo, poeta e escritor irlandês, que viveu na segunda metade do século passado, entre 1854 e 1900 e tornou-se um dos maiores e mais respeitados poetas da Era Vitoriana, na Inglaterra. Naquela época tudo era diferente, não existiam tasntas máquinas, as pessoas trabalhavam demais e ganhavam muito pouco e foi pensando nas injustiças e sonhando com um mundo melhor, que Oscar Wilde escreveu estes contos, na tentativa de fazer com que todas as pessoas ao menos sonhassem com um mundo melhor e que impulsionadas por seus sonhos, pudessem lutar por esse mundo sonhado.

O livro reúne quatro contos: O príncipe feliz; A cotovia e a rosa; O gigante egoísta e O aniversário da Infanta, ilustrados por Odilon Morais que, inspirado pela atmosfera de Wilde, usou poucas cores, traços firmes e muito contraste para criar luz e climas em todos os desenhos. A tradução de Nicolau Sevcenko busca ser fiel a uma das preocupações de Oscar Wilde com a questão dos gêneros, como explica o próprio tradutor, que depois de ler traduções várias dos contos e os originais de Wilde concluiu por exemplo, que o pássaro da conhecida história, traduzida literalmente como O Rouxinol e a Rosa, era uma ave fêmea e por isso encontrou na cotovia sua melhor expressão.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um cartão de Natal bem animado!

A ideia foi das crianças, elas fizeram cartões animados e enviaram por e-mail, hoje concluíram uma composição conjunta e em diversas versões. Eu aproveito para desejar a todos um ótimo Natal e um 2011 cheio de boas histórias e infinitas leituras! Escolha a sua versão:

versão tradicional
versão Charleston
versão Hip hop
versão Anos 80

Dica de Leitura

Quem não se lembra do famoso rato de Walt Disney como protagonista desta história? Pois foi ele, o Mickey Mouse, que de chapéu e manto estrelado, voando na vassoura de seu mestre, tornou O aprendiz de feiticeiro conhecido no mundo todo. O filme povoou várias infâncias e a história continua inspirando muita gente. Neste belo livro da Editora Cosac Naify é possível descobrir, não sem menos magia, o começo de tudo: a versão integral do poema de J. W. Goethe (1749-1832) na tradução de Mônica Rodrigues da Costa, e em edição bilíngue ( Alemão e Português). Pra completar o presente, o premiado ilustrador Nelson Cruz captou o espírito divertido que percorre o texto e criou ângulos cinematográficos, num desenho de grande riqueza arquitetônica, com referência nos traços do artista Mauritz Cornelis Escher. Taí uma dica bem bacana pra presentear neste Natal. O livro encanta pelo texto original, pelas incríveis ilustrações do Nelson e pelo cuidado gráfico e editorial que vem fazendo da Cosac Naify uma editora diferenciada! Ah, e, com certeza, vai agradar não só as crianças!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Festival Internacional de Teatro de Objetos, última chance de conferir em Brasília, o encanto do teatro feito com objetos do dia-a-dia!

Há dois dias estou mergulhada com as crianças  na programação do Festival Internacional de Teatro de Objetos - FITO. Um mundo mágico e repleto de encantamento, capaz de transformar simples objetos do dia-a-dia em personagens e histórias cativantes. Grupos de vários países e do Brasil se revezam em tendas e salas com apresentações seguidas. No palco central e no meio do público também, performances das mais variadas, sempre tendo como personagens, eles: os objetos! O público pode interagir, soltar a imaginação, mudar o jeito de ver as coisas ao perceber num simples abridor de garrafa, uma delicada bailarina, ou numa rodela de queijo, a lua e seu mistérios! Os pequenos se inebriam de tanta beleza e os mais crescidos voltam os ponteiros do relógio do tempo e se reencontram com a própria infância ao descobrir ali, diante dos olhos, que são pequenos para tanta maravilha, para tanta poesia! Pra quem ainda não viu, resta a última chance, aqui em Brasília, o FITO fica até amanhã, domingo 19/12, no Centro de Convenções. Toda a programação é gratuita. PRa dar mais água na boca, compartilho o vídeo com trechos de um dos espetáculos que fazem parte do Festival!




quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Festival Internacional de Teatro de Objetos FITO em Brasília.






De hoje até domingo a magia toma conta do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. O local servirá de palco para o FITO - Festival Internacional de Teatro de Objetos, com apresentações, oficinas e extensa programação de espetáculos com grupos de Brasil, da Argentina, França, Itália, Israel e Canadá. Chaleiras que viram senhoras raivosas, abridores que se transformam em protagonistas de histórias fantásticas, sapatos que ganham alma e desfilam sentimentos, tudo ali, diante dos olhos da plateia. Toda a programação é gratuita, mas para os espetáculos  nas salas de teatro, pois muitos acontecem no meio do público em locais de circulação, é preciso retirar o ingresso, limitado a um por pessoa, meia hora antes do início da peça. Para conferir a programação completa, vídeos e fotos dos espetáculos basta clicar aqui.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A velha a fiar

Este é considerado o p´rimeiro videoclipe brasileiro! Um filme de Humberto Mauro de 1964, ilustrando a cantiga popular. A versão interpretada pelo Trio Irakitan integra o LP Cantigas para crianças de 6 a 60 anos de idade, que embalou minha infância nos quintais tantos de Minas Gerais!

Dica de Leitura

Ando bem encantada com os mitos e as histórias resgatadas da oralidade, da cultura popular e, mais do que pela magia dos rituais, ando apaixonada pela palavra que Daniel Munduruku, nascido numa aldeia no Pará e sempre entre aldeias e cidades, nos revela com doçura em cada um dos seus tantos livros. Neste, o autor nos presenteia com narrativas marcantes e com belas ilustrações de crianças Mundurukus. O livro reúne mitos tradicionais do povo Munduruku e faz parte da Coleção Memórias Ancestrais, coordenada por Daniel com o propósito de reunir autores indígenas de todo o Brasil. As serpentes que roubaram a noite e outros mitos foi publicado pela Editora Peirópolis e nos revela a beleza de histórias passadas de geração em geração por um povo que acredita que todos nós nascemos vazios e vamos nos tornando repletos de vida ao experimentar a própria existência. Este livro é para ser celebrado, partilhado como faziam os mais velhos numa festa dos sentidos todos, ao redor do fogo, contando e preservando mitos e afetos!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Desadormecer histórias...

Os dias ainda têm sido corridos demais e o tempo para as palavras quase é apenas o de adormecê-las, fazê-las esperar dentro de um caderno, numa gaveta de memória, num rabisco de improviso pra que não se perca a poesia! Os cadernos e blocos têm sido companheiros inseparáveis e sempre mais de um. Difícil depois é tentar organizar, cadenciar ideias que se plantam caóticamente numa ou noutra página. Assim vou preservando minha desorganização criativa e vez ou outra me surpreendo ao encontrar num bloco guardado um embrião de história que andava sonhando esquecida e que se mostra pronta para desadormecer!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dica de Leitura

Com texto de Érico Veríssimo e ilustrações de Eva Furnari, As aventuras do avião vermelho, publicado pela Companhia das Letrinhas  traz uma história encantadora e cheia de surpresas sobre um garoto que ganha de presente do pai um livro recheado de aventuras. Entre viagens imaginárias e terras distantes, Fernando percorre com o personagem da história, o Capitão Tormenta os mais diversos destinos. Na companhia de um urso ruivo e de um boneco, chamado Chocolate, o garoto vai até a lua, desbrava continentes e até vê o seu avião vermelho se transformar em submarino pra desvendar também os mistérios do fundo do mar! As ilustrações da divertida Eva Furnari são uma história à parte! Este é daqueles livros que a gente nunca se cansa de olhar e degustar!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Asas




Hoje tratei de plantar em mim um par de asas para enraizar-me nos céus de todos os tons. Tratei de encontrar nuvens e de furtar-lhes certa leveza para poder seguir pedalando meus sonhos!