terça-feira, 30 de junho de 2009

A festa das letras e cores

Mais uma vez, não vou ! Começa amanhã a edição 2009 da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip. Mais tradicional e animada festa literária do país, a Flip cresce a cada ano.Já incorporou a Flipinha e agora a Off Flip. Acompanho de longe( e conformada, com a certeza de que um dia verei tudo com meus próprios olhos), os amigos que já rumaram para a bela cidade fluminense, onde o mar abraça tudo e as ruas são de paralelepípedo! Por lá é tempo de festa e em meu coração também! Desejo a todos os que estiverem por lá nos próximos dias, amigos escritores, editores, ilustradores, leitores, apaixonados por livros, desavisados, enfim a todos mesmo, muitas letras, muitos versos e o sopro dos melhores ventos inspiradores. Que seja possível sempre plantar cataventos nas ruas de pedras, colher brisas e fazer girar a roda das melhores histórias, dos sonhos que se concretizam em feitos extraordinários!
Rua dos Cataventos / Flipinha
Foto: Luciana Serra

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dica de Leitura

A dica de leitura volta ao seu dia certo e com sabor de Salão do Livro do Rio, aliás, a sacola voltou de lá cheia de livros muito legais, foram mais de seis quilos de livros novinhos. A história que indico hoje é Da cabeça aos pés de Myryam Ruth Coelho com ilustrações de Fabiana Salomão, que acaba de ser lançado pela Zit Editora.



Da cabeça aos pés é uma deliciosa história sobre uma menina de sete anos que não consegue parar de chupar chupeta. O corpo da menina descobre que o problema está no coração, que tem medo, e resolve dar uma ajuda para ela perder este medo e se soltar. Uma história para toda a família. Mariana tinha vergonha de chupar chupeta, mas não conseguia parar com a mania. Quando o corpo todo da menina se rebela e decide agir, a história ganha um rumo inesperado. Bacana é saber que em tempos de internet a Myryam Ruth resolve resgatar um hábito que anda bem sumido: o das cartas, pois o corpo decide escrever uma carta para o coração da menina. Eu, que adoro cartas, fiquei até com vontade de fazer aqui no blog um concurso de cartas, mas daquelas que chegam com envelope e selo.

sábado, 27 de junho de 2009

Conversa Informal com Jô Oliveira - Entrevista

Jô Oliveira nasceu na ilha de Itamaracá em Pernambuco, em março de 1944 (tem três datas de nascimento e dois nomes diferentes). Já na infância se encantou com o universo dos quadrinhos e dos desenhos. Os primeiros traços, fez sobre o desenho de um vizinho, Ariel França, que costumava fazer capas de cordel. As tradições do nordeste são mais do que referência, fazem parte da memória da infância, uma idade que ele garante viver até hoje! Jô transborda simpatia e bom humor, é um artista reconhecido dentro e fora do país. Já percorreu o mundo e escolheu Brasília para viver.

O currículo é extenso: jornalista, ilustrador, professor de artes na universidade, técnico em Comunicação Visual e até imortal: está eternizado na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, onde batizou em 2003, no dia da criança, com seu nome uma Gibiteca com acervo de mais de quatro mil gibis. Jô é dono de um conhecimento impressionante e quando o tema é imagem, é capaz de nos conduzir por horas a fio a viagens incríveis.
Casado, pai de dois filhos e avô coruja, ele confessa que não se sente o senhor que vê refletido no espelho. E não é mesmo!
Formado em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e em Programação Visual pela Escola Húngara de Artes de Budapeste, também se arriscou na sétima arte e chegou a ser premiado no Festival de Curta-Metragem do Rio de Janeiro, em 1968, com um desenho animado. Participou duas vezes do Salone Internazionale del Animazione dei Comics em Lucca, na Itália. No Brasil, tornou-se conhecido pelos quadrinhos e pelos mais de 50 selos que fez para os Correios.
Hoje, dedica-se às ilustrações de livros infantis, às gravuras e ao cordel. Ainda carrega a simplicidade do garoto que, em Mamanguape, na Paraíba, há 14 quilômetros do mar, não sabia o que era a imensidão. A simplicidade do menino que ao se mudar para Pontaporã, imaginava ser a fronteira algo muito distante, inatingível. Jô Oliveira, com sua arte e seu jeito de moleque brincalhão, rompeu todos os limites, todas as fronteiras: tornou-se cidadão do mundo, e é o convidado de mais uma Conversa Informal!
Entrevista completa: http://docs.google.com/View?id=dch9v8w4_14g2z6cxsn

E pra encerrar em clima de festa, a novidade: Contos,cantos e encantos agora terá a colaboração talentosa de Jô. Toda sexta, aqui no blog, uma ilustração do artista. É o cantinho Jô Oliveira que será inaugurado como mais um quadro fixo de Contos,cantos e encantos!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Quando todos os caminhos levam ao livro

Muito legal a iniciativa do Livroclip, uma animação feita a partir das histórias que estão nos livros, voltada para a internet e a TV, com o objetivo de levar ao livro. A mais recente parceira do Livroclip é a Editora Callis, da qual tanto falamos aqui esta semana, que, sob o comando de Miriam Gabbai, inaugura hoje o seu primeiro livroclip:

O livro é Como o mundo acorda de Ye Shil Kim, que ensina de forma divertida o conceito de frações para a criançada!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lista dos melhores livros infantis da Revista Crescer


Ainda dá tempo de garantir nas bancas a edição deste mês da Revista Crescer que traz a lista dos 30 melhores livros infantis de 2009. Vale a pena conferir a lista. Muitos dos livros que estão lá já estiveram em nossa dica de leitura aqui.

Se você quiser dar uma espiadinha aí vai o link



Vale também o passeio pelo site da Cristiane Rogério, que é editora de cultura e educação da Revista Crescer http://www.blogger.com/www.lerparacrescer.com.br e pelo site Livros para uma cuca bacana




Claro que senti falta na lista de muitos livros lindos, mas sei o quanto é árdua a tarefa de escolher apenas 30!

Momentos Literários em Brasília

Não deu tempo nem de respirar direito, assim que cheguei do Rio já fui fisgada pelos compromissos tantos dos eventos literários em Brasília.
Jonas Ribeiro, Iris Borges e Miriam Gabbai, no encontro sobre a importância da ilustração na literatura infantil.
Casa de Autores com seus membros efetivos e honorários ( não é Romont Willy e Jô Oliveira?)

Café da manhã com a editora Miriam Gabbai, da Callis. Presentes, eu, na função de fotógrafa oficial da Casa ded Autores, Vladimir Carvalho e Lucília, Tatiana Oliveira, Margarida Patriota, Eduardo Loureiro Jr, Iris Borges, Miriam, Marco Coiatelli e João Bosco Bezerra Bonfim. O encontro já rendeu novos projetos entre os autores da Casa e a Callis editora,oba!

A Menina que pescava estrelas, o filme, em mais um Festival de Cinema

Já está lá na programação oficial da 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, a animação feita a partir de meu livro, escrito a quatro mãos com a Beatriz. Aliás, o filme, que estreou ano passado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, agora está a passear pelo país, foi selecionado para quatro festivais. O primerio deles começa amanhã - veja a programação completa no site http://www.mostradecinemainfantil.com.br/
Este ano a Mostra de Cinema Infantil recebeu 122 obras e selecionou 68 para a Mostra Competitiva. Os filmes provenientes de 12 estados brasileiros serão exibidos durante a 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que acontece de 26 de junho a 12 de julho. O número de inscrições aumentou em relação a 2008, o que evidencia o crescimento da produção audiovisual infanto-juvenil no Brasil. As produções foram selecionadas por uma curadoria que avaliou a qualidade das obras e o conteúdo apropriado ao público alvo da Mostra, crianças entre seis e 10 anos de idade e também adolescentes

Nossa menina pescadora de estrelas será apresentada ao público em Florianópolis na mostra competitiva de curtas da Sessão Diversidade Brasil, com exibição no sábado 28/06/2009 às 16 horas.

A menina que pescava estrelas

Título: A menina que pescava estrelas
Direção: Ítalo Cajueiro Estado: Distrito Federal
Captação: 35mm
Categoria: Animação
Duração: 9' Ano: 2008
Contato: italocajueiro@ig.com.br
Sinopse: Mais do que guias, as estrelas servem como uma parábola materna sobre a vida na tentativa de fazer uma criança compreender o inexplicável.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dica de Leitura com gostinho de novidade!


Por conta do acúmulo de postagens sobre o Salão do Rio e das tantas atividades da semana em Brasília, a dica de leitura da semana chega com dois dias de atraso, mas vem com sabor de novidade: Galo Barnabé vai ao Balé é o primeiro livro do Jonas Ribeiro na editora Brinque-book! Tem lindas ilustrações de Ana Terra e terá lançamento em Brasília, daqui a pouquinho na livraria Leitura do Conjunto Nacional, com direito ao Baú de Histórias, que já é marca registrada do Jonas, e aos autógrafos, claro! Jonas, ontem, durante a palestra em dobradinha com a editora Miriam Gabai, da Callis, sobre a importância da ilustração na literatura infantil encantou a todos com um sarau de poemas e trava-línguas. Quem já gostou da performance comportada, não pode perder a animada "contação" das aventuras do Galo erudito que vai ao balé! Hoje, às 19h30, na Leitura do Conjunto Nacional!

Outros encontros, ainda no Rio...

Quando o leitor mergulha no encanto do livro... o melhor dos encontros!

Amigos queridos que também fazem história, mas no jornalismo : Silvia Maia com a filhota Ana Luiza e a minha Luiza, Felipe e Carlos André, ex-colega de TV, atuando agora na web com o belo Vitrola News

Peter O' Sagae do delicioso espaço literário Dobras da Leitura, também na internet.

...no meio de feras do traço e das letras: Rui de Oliveira, Luiz Antônio Aguiar e Odilon Moraes.

O passeio do Jacaré Bilé pelo 11º Salão FNLIJ de livros para crianças e jovens

Sabe aquele jacaré mané, que vive num açude, lá no sertão do Ceará e que não dorme de noite poruqe tenta jantar a lua? Pois é, ele continua bilé, mais tonto do que nunca, só que agora não apenas de sono...
Meu amigo, Jacaré Bilé também foi passear no Salão do Livro do Rio!
Felipe ouvindo a história e apontando caminhos para o jacaré.

O artista gráfico e ilustrador Ciro Fernandes, entre uma xilogravura e outra, trabalho com o qual presenteava os visitantes, parou para ler o livro e descobrir o final da história do Jacaré que quer jantar a lua, por achar que ela seja uma tapioca!

Aí em cima, nas mãos de Ruy Castro! Eita Jacaré metido!

Os últimos dias de Salão do Rio

O melhor de feiras, salões e festas literárias é o livro, sempre, mas os encontros são também maravilhosos! Nos últimos dias do 11º Salão do Livro, no Rio, eles foram muitos e intensos: encontros com amigos queridos de outros tempos, encontros com novos amigos, encontros com gente apaixonada por literatura...
Um olhar profundo para Daniel Munduruku, que sempre nos abre os olhos de forma tão poética para o fazer cultural e literário indígena em nosso país.

Outro olhar admirado para Carlos Heitor Cony...

Aqui, com as escritoras Tatiana Oliveira e Roseana Murray.
Nossos dias no Salão do Rio, também foram dias de encontros com muitas histórias, aí em cima, no lançamento de Myriam Ruth Coelho, bela história, contada pela própria Ruth, de uma menina que aos sete anos de idade não conseguia largar a chupeta! Da cabeça aos pés é da editora Zit e tem ilustrações de Fabiana Salomão.

terça-feira, 23 de junho de 2009

O Segundo Convite!

Quarta-feira, 24/06/2009, na livraria Leitura do Conjunto Nacional, mais um lançamento de Jonas Ribeiro, com direito a caixa de histórias! O escritor, ilustrador e contador de histórias está na cidade para apresentar seu primeiro livro pela editora Brinque-Book: Galo Barnabé vai ao Balé, como sempre, um livro delicado e apaixonante, como é o próprio Jonas! O Lançamento será às 19h30! Imperdível! Pode anotar aí!

É hoje!

Já de volta à Brasília e ainda mergulhada no maravilhoso mundo encantado da Literatura Infantil... Ainda tenho novas fotos dos últimos dias de Salão do Livro no Rio, mas preciso antes fazer alguns convites, este é o primeiro deles: quem estiver em Brasília não pode perder o encontro de Mirriam Gabbai, da editora Callis com o escritor e ilustrador Jonas Ribeiro, hoje às 19h 30 no auditório do colégio Santo Antônio para uma conversa sobre a importância da ilustração na literatura infantil. O encontro é voltado para professores, mas onde tem Jonas Ribeiro, há sempre espaço para histórias e crianças. Outro aviso importante é que a taxa de inscrição não será mais cobrada e quem quiser comprar o livro A História Rocambolesca de Madame Valesca, do Jonas, editado pela Callis, terá um "mega-desconto"! O convite é aberto a quem se interessar em ouvir boas histórias de gente que ama e faz livros! A gente se vê por lá!

sábado, 20 de junho de 2009

Momentos e mais encontros...

Quanto mais cedo o encontro com o livro, melhor! Luiza já ouvia histórias na barriga. Agora, de Feira em Feira, de Salão em salão vai fazendo a seu modo sua própria história de amor com os livros!
No debate sobre a qualidade da ilustração na literatura infantil: Rui de Oliveira, Odilon Morais, Ieda de Oliveira, Ana Sofia Mariz, Renato Alarcão e Marcelo Ribeiro.
div>
Encontro com Ziraldo.
... e com Stella Maris Rezende!

Galeria 11º Salão do Livro Infantil

Entre os grandes momentos deste 11º Salão do Livro para crianças e jovens esteve a discussão organizada pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEILIJ sobre o fazer literário.
Parte da turma da AEILIJ reunida após as discussões. Dever cumprido!
Plateia atenta de gente que faz literatura, seja com palavras, seja com cores e traços...

Em pauta os gêneros literários, debate mediado por Hermes Bernardi Jr.


Com a palavra, a ilustração!

Delícia a carinha desemburrada das crianças que visitam o salão, depois do encontro com a minha Fada Emburrada. Nada é mais gratificante que estes sorrisos todos!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Salão do Rio

Os encontros de hoje foram com a escritora Roseana Murray e com o Menino Tino Freitas, que ainda não encontrou o seu juízo, ainda bem! Só achou o Juízo do Menino num mundo encantador de livros e histórias. A cena do dia ficou por conta da Luiza, que em pleno bate-papo com as escritoras cariocas: Anna Claudia Ramos e Sandra Pina, desparafusou, não o juízo, mas a rolha e quase complica a vida do Jô Oliveira, colo sempre amigo! Mas esta é outra história, que eu não vou contar agora! E por falar na leitora mais fiel do evento, outro grande momento de hoje foi no estande da AEILIJ, no colinho do Hermes Bernardi Jr, Luiza se deliciou com a história do Pato que Chocou, lindamente ilustrada pela Anielizabeth e, claro, contada com todas as cores e caras pelo Hermes. As fotos, publicarei em breve, em mais uma Galeria do Salão!

Discussões AEILIJ no Salão do Livro do Rio

A quinta-feira foi dia de festa no Salão do Livro, festa para a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, que comemora 10 anos de existência e que conseguiu reunir gente muito gabaritada nas discussões sobre o fazer literário, dentro da programação do 11º Salão FNLIJ. As fotos, postarei assim que conseguir recarregar a bateria da câmera. As discussões foram ótimas: enriquecedoras e muito pertinentes. Fiquei orgulhosa de fazer parte de um grupo tão querido e coeso, como é a AEILIJ. Aplausos para todos os que se empenharam para que os debates acontecessem e meus parabéns especiais para a pequena notável, Anna Claudia Ramos!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Galeria Salão FNLIJ do Livro para crianças e Jovens

Hoje completo uma semana de Salão e sempre na companhia da leitora mais jovem da festa, Luiza. Agora com as visitas diárias das escolas, o cenário é ainda mais encantador: corredores lotados e muito, muito burburinho!
Mesmo em meia a toda confusão é possível ouvir o mais doce dos sons do Salão: o virar e revirar de páginas!
Fazedoras de histórias com letras e cores: Marília Pirillo, Sandra Ronca e Tatiana Oliveira e Luiza, sempre Luiza!


Simone, Sandra e Jô OLiveira, no intervalo das discussões da AEI-LIJ.


Aqui, com Marta Lagarta e Pedro Bandeira!

Mais encontros Literários

Ai que delícia de bochecha, Anna!

Entre as escritoras, Tatiana Oliveira parceira de AEI-LIJ e Casa de Autores em Brasília, Sandra Pina e Myriam Ruth, do Rio.


Maurício Veneza, Anna Claudia Ramos e Luiz Eduardo Mata, gente talentosa das letras e imagens!
Oliveira caricaturando alunos no estande da Zit, editora muito bacana aqui do Rio.

Performance de ilustradores indígenas Cleomar Tan Huare e Luciana Kaingang, a quarta-feira foi dia de índio no Salão. Com muita competência eles vieram apresentar sua produção literária e artística, no Seminário e nos estandes.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Galeria 11º Salão do Livro Infantil

O Salão do Livro é um lugar de encontros deliciosos. O principal e mais gostoso encontro é do leitor com o livro! Nada é mais gratificante do que ver as crianças se deliciando entre páginas e páginas de histórias. Nos estandes das editoras, nos espaços dedicados às conversas com autores e lançamentos de livros, nas bibliotecas para crianças e jovens nos corredores do 11º Salão FNLIJ de livros para crianças e jovens, nas sacolas de todos que passam por aqui, ele, o Livro, assim mesmo com letra maiúscula, é a grande atração! Muito bom ver tudo isso!
Outro momento de puro deleite no Salão é a performance de ilustradores: Aí em cima o André Neves, mostrando pra criançada como pensa e traduz uma história ( Formigas, parceria com Elaine Pasquali Cavion).
Mais performances de ilustradores: Elma e Jô Oliveira.
No aconchegante estande da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEI-LIJ pode para a foto com Anna Claudia Ramos e Luiza, eleita a musa do Salão!
Olhem quanta alegria: parte por estar no meio desta festa linda e outra grande parte pela farra da Denyse Cantuária, Editora da Brasiliense, colinho mais que amigo!
Quanto dengo! Já estamos com saudades, viu Denyse!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Entre livros, histórias e imagens!

Luiza já foi eleita a musa do 11º Salão FNLIJ de livros para crianças e jovens. Está hoje em seu quinto dia de Salão, chega pela manhã e só vai embora quando tudo acaba, adorou o estande da literatura indígena, as contações de história e a infinidade de livros e até participa do Seminário!
Como a leitora mais jovem no evento foi presenteada com um cracha de convidada!

No colinho dengoso de Elma, com o abraço gostoso do Jonas!

Com o crachá, que bate quase no pé, apertando um parafuso do menino cheio de juízo, Tino Freitas!

Pausa para ouvir o Hermes Bernardi Jr contar mais uma história...

Antes de vir para o Salão... um encontro com o Mar!

... precisa dizer alguma coisa?